Veja como tirar carteira de motorista sem pagar nada; desta forma, brasileiros garantem a CNH gratuitamente!

Para tirar a CNH gratuitamente, o interessado deve ficar atento ao Detran do seu estado.

Dirigir faz parte do sonho de milhares de pessoas em todo o mundo. Sair livremente com um veículo ou moto sem precisar de transporte público é uma maravilha, sobretudo no Brasil. O país tem um dos piores serviços públicos de transporte do mundo.

Os problemas em ônibus, metrô e trens são um estresse diário para quem precisa ir trabalhar, ir à escola ou ir para algum outro compromisso. Todas essas dificuldades fazem brotar nos brasileiros o desejo de ter um automóvel ou motocicleta.

Entretanto, apesar do desejo, a boa parte das pessoas não tem com pagar o processo de exigido pela legislação de trânsito do país. Em média, o valor pode ultrapassar os R$ 2 mil.

O programa é realizado por vários estados./Imagem: site Estradas/divulgação.

CNH Social

Para quem não tem condições financeiras para arcar com um processo tão caro e demorado, o governo federal desenvolveu o programa CNH social que garante a carteira de habilitação para pessoas de baixa renda que estão retirando o documento pela primeira vez.

Essa é uma política pública do governo federal junto com o Detran de cada estado. A ação permite que os novos condutores consigam a emitir a CNH de forma totalmente gratuita. Os selecionados para participarem do programa têm direito a aulas de direção, legislação, exames médicos e psicológicos, entre outros.

O objetivo do programa é estimular a concessão da carteira de habilitação para pessoas de baixa renda, evitando que dirijam de maneira ilegal. Quem tem interesse na ação deve ficar atento à divulgação do programa. Isso porque a organização é realizada pelo próprio estado e não de forma geral em todo Brasil.

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site do Detran do seu estado e observar se cumpre os requisitos determinados pelo programa. Entre os estados que oferecem o CNH Social estão: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, entre outros.

Veja também: Detran oferta 25 mil vagas para Carteira de Habilitação gratuita na região; interessados podem optar pela categoria A ou B!

Conheça os critérios

  • Possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Desempregados há mais de um ano;
  • Agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos;
  • Ex-presidiários com renda de até 2 salários
  • Pessoas com algum tipo de deficiência
  • Quem não tem nenhum registro na carteira de trabalho;
  • Condutores sem histórico de infração no trânsito (Para quem vai mudar a categoria);
  • Profissionais da área de transportes, que precisam regularizar a sua situação.

Os selecionados pelo programa não pagam nada para tirarem a CNH. Para isso, eles deixam de pagar: exames médicos, exames toxicológicos, taxas do DETRAN, e os custos das aulas teóricas e práticas, além dos valores pagos para os respectivos exames.

Veja também: Detran libera lista com nomes de condutores que tiveram a CNH suspensa: Motoristas têm 30 dias para apresentar recurso