Veja como se PROTEGER do golpe do Instagram: artimanha tem feito muitas vítimas

Com medo de ser a próxima vítima desse golpe? Veja como se proteger e repasse a informação!

Hoje em dia, está cada vez mais comuns vermos pessoas sofrendo golpes financeiros na internet. A maioria deles ocorre de formas que poderiam ter sido evitadas e, por esse motivo, é importante se atentar a algumas regras básicas. Por exemplo, o golpe do Instagram é um daqueles em que é possível se precaver com as dicas certas.

Dessa forma, se você está curioso para saber como funciona esse crime virtual, quais são as características dele e de que forma se proteger dessa situação, continue acompanhando a matéria a seguir e fique atento a tudo.

Você sabia que pode estar correndo risco de sofrer com o golpe do Instagram? Entenda como essa artimanha funciona e proteja-se com estas dicas!
Você sabia que pode estar correndo risco de sofrer com o golpe do Instagram? Entenda como essa artimanha funciona e proteja-se com estas dicas! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

De que forma funciona o golpe do Instagram?

Para se ter ideia, segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time, realizada em 2022, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada por usuários do Brasil, o que faz com que todos sejam muito suscetíveis a golpes envolvendo a plataforma. Ou seja, é sempre bom saber como se proteger diante de uma ameaça iminente.

Basicamente, os golpes através do Instagram ocorrem quando criminosos invadem e sequestram contas legítimas de usuários. Dessa forma, eles acabam se passando pela vítima, algo semelhante ao que acontece no WhatsApp. Um recurso muito comum utilizado por esses criminosos é oferecer promoções que não existem ou anúncios falsos de dinheiro, por exemplo.

Na maior parte das vezes, o objetivo pode ser roubar dados sensíveis, como números de contas de bancos e senhas de cartões, ou então receber transferências via pix de pessoas conhecidas pelas vítimas, como familiares e amigos. Para isso, eles anunciam itens com valores muito abaixo do que eles normalmente seriam encontrados na rede, atraindo pessoas desavisadas.

Assim, quando a pessoa clica no link enviado, ela acaba tendo a conta invadida ou, então, envia uma transferência pelo pix para adquirir o produto. Quando os criminosos conseguem o que querem, eles bloqueiam a vítima, entram na conta e aí fazem mais vítimas utilizando a mesma tática, dessa vez usando a conta do usuário anterior para ficar convincente.

Veja também: Golpe do INSS acende alerta em SEGURADOS do Instituto: tome CUIDADO!

Qual a melhor forma de se precaver?

Primeiramente, há algumas formas bem simples de evitar cair nesse tipo de enrascada. Uma delas é prestando atenção nos produtos que são anunciados, especialmente se for algo que geralmente é caro, mas está a um preço muito tentador.

Além disso, mesmo que você não desconfie da compra, evite enviar dinheiro sem antes ter certeza de que o produto em questão é verdadeiro. Se a pessoa anuncia o item com muita urgência, é bom desconfiar logo de cara, pois você pode acabar adquirindo o objeto por pura pressão.

Por fim, evite clicar em links que tenham sido enviados por contas que você não conhece. Isso porque alguns deles podem te levar a páginas que podem roubar seus dados. Aliás, você pode até mesmo acabar abrindo algum link que leva ao download de um malware, o que também é uma péssima situação.

Veja também: Detran ALERTA: desconto no pagamento do IPVA pode ser golpe, veja como identificar