Veja como organizar o DINHEIRO do AUXÍLIO BRASIL; com o que eu posso usar o valor do benefício?

É possível obter vantagens com o dinheiro ao auxílio ao se planejar

O Auxílio Brasil faz parte das políticas públicas de assistência social. De forma a substituir o antigo Bolsa Família, o programa surge em outubro de 2021 e é sancionado em dezembro do mesmo ano. O auxílio de renda básica estimou pagar para as famílias 400 reais. Contudo, está com aumento de 200 reais até o final de dezembro de 2022.

Além disso, neste ano, 12 unidades federais contam com mais famílias recebendo o Auxílio Brasil do que com carteira assinada.

Dessa forma, muitas famílias buscam formas de usar o dinheiro de forma mais vantajosa. Isso para poder cumprir com as necessidades da casa e também devido aos elevados valores das mercadorias que se dão por conta da inflação elevada. Assim, é importante se organizar para conseguir pagar as contas do mês.

Dessa forma, a educadora financeira da Acordo Certo, Brunna Alleman, traz algumas dicas de como usar o auxílio de forma consciente. Ela lembra que, ao se organizar financeiramente, a chance de se endividar diminui drasticamente.

Use o dinheiro do Auxílio Brasil a seu favor. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Foque nas necessidades básicas

Em primeiro lugar, a educadora dá a dica para que se organize as suas maiores necessidades financeiras, levando em consideração os itens básicos. Assim, é necessário priorizar a alimentação da família. Em segundo lugar, ela foca nas possíveis dividas e como essas podem ser solucionadas.

Vamos focar a princípio na primeira dica dada por Bruna: a alimentação. Ela fala que é preciso fazer uma lista com os itens essenciais para a família. Depois, ela indica que seja feita uma pesquisa de preço na sua cidade. Isso porque, muitas vezes, os preços diferem entre os supermercados, além de haver algumas promoções que valem a pena conferir.

Assim, o dinheiro pode render mais, uma vez que se busca gastar menos através da procura de ofertas e menores preços. Além disso, ela recomenda também que se use uma calculadora na hora das compras, para que se tenha conhecimento de qual será o valor da compra antes de chegar ao caixa.

Esse método auxilia também para que se gaste somente o que foi estipulado e, assim, se opte pelos itens essenciais e não se extrapole o valor separado para as compras.

Veja também: Próximas parcelas do Auxílio Brasil serão ANTECIPADAS? Confira as datas!

Procure solucionar as dívidas

Com o alto valor das mercadorias, o salário mínimo não tem sido suficiente para pagar todas as contas do brasileiro. Assim, muitas pessoas estão endividadas e procuram soluções para sair dessa situação. Por isso, Bruna Allemann indica que o dinheiro do Auxílio Brasil sirva também como tentativa de sancionar as contas em atraso.

Dessa forma, após organizar os gastos com a alimentação, a educadora diz que o segundo foco deve ser as contas. Ao pagar as contas em atraso, é possível que não se acumule cada vez mais dívidas. Assim, através dessa dica, é possível solucionar todas as dívidas em poucos meses.

Além disso, as dicas trazidas por Bruna são importantes para que se obtenha benefícios com o dinheiro do Auxílio Brasil. Isso porque ao focar em itens básicos para sua casa e solução de dívidas, é possível economizar a longo prazo.

Saiba mais: Nova data de LIBERAÇÃO do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é anunciada? Especialistas AFIRMAM