Valores esquecidos do INSS: veja o passo a passo para RESGATAR seu dinheiro

Como solicitar os pagamentos esquecidos ou atrasados do INSS? Mostramos tudo que você precisa saber sobre essa interessante possibilidade.

Valores esquecidos do INSS – como solicitar? Atualmente, muitos aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social compartilham a mesma dúvida. Afinal de contas, com a divulgação da notícia de que existem valores esquecidos nas contas do INSS, pessoas do Brasil inteiro correram às redes sociais para perguntar como resgatar esse dinheiro e transferi-lo para as contas bancárias.

Outras dúvidas também mexem com a cabeça dos milhões de brasileiros que recebem, todos os meses, os pagamentos do INSS! Por exemplo: muita gente quer saber se todos os beneficiários da autarquia podem solicitar os valores esquecidos, ou se é necessário cumprir requisitos para garantir o resgate. Com isso em mente, confira nosso guia e veja o passo a passo para sacar os valores esquecidos do INSS.

Confira como resgatar os valores esquecidos no INSS! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Confira como resgatar os valores esquecidos no INSS! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS paga muitos benefícios para os segurados!

Atualmente, o INSS se estabelece como o principal órgão de seguridade social do Governo Federal. Por isso, todos os meses, a União gasta bilhões de reais com os pagamentos da autarquia.

Aproximadamente 38 milhões de brasileiros recebem os pagamentos do INSS! A maior parte destes beneficiários é formada por aposentados e pensionistas.

Desse modo, confira abaixo a lista completa de benefícios que o Instituto Nacional do Seguro Social oferece para os segurados:

  • Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e regra de pontos);
  • Pensão por morte (urbana e rural);
  • Auxílio-reclusão;
  • Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
  • Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS);
  • Benefício assistencial ao idoso;
  • Salário-maternidade urbano;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-doença da aeronauta gestante;
  • Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida;
  • Pensão especial por hanseníase
  • Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
  • Salário família;
  • Seguro defeso para pescadores artesanais.

Veja também:  Greve AFETA milhões de brasileiros: veja os serviços SUSPENSOS HOJE (03)

De onde vem os valores esquecidos do INSS?

Os valores esquecidos do INSS, na verdade, são montantes que, por um motivo ou outro, não foram depositados para os beneficiários do INSS em tempo hábil.

Estes valores podem estar relacionados, por exemplo, à suspensão de um determinado benefício por um período mais expressivo de tempo.

Os pagamentos também são intimamente ligados às revisões dos benefícios do INSS. Ou seja: às situações nas quais os segurados solicitam que os valores dos benefícios sejam recalculados.

Neste ano, a revisão da vida toda – que permite um recálculo bem mais expressivo no valor das aposentadorias – é alvo de grandes debates no STF.

Quem pode receber os valores esquecidos do INSS?

Todos os beneficiários do INSS têm a possibilidade de receber os valores esquecidos do órgão, mas poucos conseguem fazê-lo.

Afinal, para receber os valores esquecidos do INSS, os beneficiários devem ter deixado de receber os pagamentos do órgão por um determinado período de tempo, ou solicitado a revisão dos montantes depositados.

Você pode solicitar a revisão do seu benefício do INSS a partir de 5 anos do recebimento, mas nada garante que o valor será realmente recalculado.

Como consultar os valores esquecidos do INSS? Passo a passo

Como você já pôde perceber, nem todos os beneficiários do INSS conseguem receber os valores esquecidos do INSS. Portanto, antes de prosseguir com o processo de saque, vale a pena consultar se o dinheiro está disponível para sua titularidade.

Para fazer isso, não há segredo: basta baixar o aplicativo Meu INSS no seu smartphone (disponível para celulares com o sistema operacional Android e para iPhones e outros aparelhos da Apple que usam o iOS) e seguir o passo a passo que vamos mostrar abaixo:

  • Acesse o app Meu INSS com a sua conta Gov.br (se você ainda não tem essa conta, clique aqui para conferir como fazer o cadastro);
  • Clique na lupa para acessar a área de pesquisa do aplicativo;
  • Digite “revisão do artigo 29”;
  • Pronto! Nesse momento, você poderá conferir se existem valores a serem depositados no seu nome.

Se aparecer a mensagem “Benefício revisto com crédito encaminhado à rede bancária”, significa que você tem direito aos pagamentos. Ou seja: o valor do seu benefício foi recalculado, e você poderá receber o montante que não foi pago.

Agora, se surgir qualquer outra mensagem, infelizmente, você não poderá sacar os valores esquecidos do INSS. Nesse caso, o sistema exibe o seguinte recado: “A revisão foi processada e não foram apuradas diferenças”.

Atenção! Mesmo os beneficiários do INSS que já fizeram a consulta devem acessar o app e realizar a verificação novamente, já que o sistema foi atualizado na última semana.

Veja também:  Empresas começaram o expediente de APENAS 4 dias de trabalho por semana no Brasil: confira!

Como sacar os valores esquecidos do INSS – Passo a passo

Agora que você já sabe como consultar os valores esquecidos do INSS, é hora de conferir o passo a passo completo para resgatar o dinheiro e receber o montante devido na sua conta bancária.

Normalmente, o INSS faz esse tipo de depósito de maneira automática para os beneficiários que têm direito aos pagamentos.

Ou seja: uma boa parte das pessoas que solicitaram a revisão do INSS, e garantiram o recálculo do valor dos benefícios, receberam os valores devidos de forma imediata em suas contas bancárias.

No entanto, em algumas situações, o INSS simplesmente não consegue fazer esse depósito. Isso acontece, primordialmente, em dois casos. Veja abaixo:

  • Erro do INSS: Nessa situação, o erro é do próprio Instituto Nacional do Seguro Social. Mas, mesmo assim, os beneficiários devem acionar o órgão para solicitar os pagamentos;
  • Erro na conta: Quando os beneficiários indicam contas incorretas para o depósito dos valores, o INSS não consegue fazer as transferências.

Atenção! Na hora de indicar a conta bancária para o recebimento dos valores esquecidos do INSS, você deve escolher EXCLUSIVAMENTE contas que possuem a sua titularidade. Em outras palavras, que estão no seu nome.

Afinal, o INSS não permite que os valores esquecidos de um determinado beneficiário sejam depositados na conta de outra pessoa.

Finalmente, como solicitar o saque dos valores esquecidos do INSS? É só seguir o tutorial que vamos mostrar abaixo:

  • Ligue para a Central de Atendimento do INSS (no telefone 135);
  • Em contato direto com o atendente, solicite a consulta aos valores esquecidos;
  • Mostre a mensagem do app que indica o seu direito aos pagamentos;
  • Pergunte se o depósito já foi realizado (e quando foi realizado);
  • Indique a conta correta para o recebimento dos valores;
  • Pronto! A partir daí, os pagamentos serão depositados em tempo hábil na conta bancária em questão.

Por último, se você não conseguir acessar os valores mesmo após entrar em contato com o INSS, pode ser interessante consultar o auxílio de um advogado especializado em Direito Previdenciário para entender o que está acontecendo.