Valores a receber tem nova etapa; Banco Central aponta que aproximadamente 10% do total foi resgatado, consulte!

A segunda etapa começa no dia 2 de maio. Todos os brasileiros podem consultar.

Começa no dia 2 de maio a 2ª etapa do Sistema Valores a Receber, serviço disponível pelo Banco Central. A ação tem como objetivo facilitar o acesso de quem tem dinheiro esquecido no banco e não sabia como consultar. Com a centralização em um único sistema, os brasileiros passaram a receber as quantias que há anos estavam nos bancos ou em outras instituições bancárias.

A primeira etapa do programa foi encerrada no dia 16 de abril, beneficiando quase 3 milhões de brasileiros. Os valores resgatados totalizam cerca de R$ 3,9 bilhões.

De acordo com o Banco Central, o novo calendário visa ampliar o alcance dos serviços financeiros que deverão ser abrangidos pelo sistema Valores a Receber. Além disso, quem ainda não conseguiu solicitar os valores na primeira etapa também poderão fazer em maio.

Saiba como proceder./Imagem:Divulgação

Por que participar da segunda etapa?

Essa segunda etapa vai buscar valores além dos bancos. Dessa vez, o Banco Central vai mostrar valores que podem ser referentes a tarifas cobradas indevidamente; entidades em liquidação extrajudicial do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Por isso, mesmo aqueles que não receberam nenhum valor na primeira etapa devem fazer uma nova consulta. Por estender a outras instituições, é possível que essa pessoa tenha algum dinheiro esquecido.

De acordo com o BC, o sistema será alimentado com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Isso significa que mesmo quem já resgatou seus recursos e até aqueles que nada receberam na primeira fase poderá consultar novamente o sistema.

Veja também: Cliente resgatou R$ 1,65 milhão esquecido em banco; maior valor sacado até hoje, informou diretor do Banco Central

Conheça os serviços disponíveis

Na próxima etapa, que começa no dia 2 de maio, o Banco Central vai disponibilizar no sistema 7 novos serviços que podem ter valores esquecidos. Saiba quais são:

  • Estarão disponíveis taxas e tarifas indevidas que não estavam previstas em Termos de Compromisso;
  • O correntista também pode receber parcelas ou obrigações referentes a operações de crédito cobradas indevidamente.
  • Saldo de contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas;
  • Contas de registro mantidas por corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

O acesso ao portal será único

Diferentemente do que aconteceu na primeira etapa, na próxima os usuários não precisarão fazer a consulta em dois momentos. Tudo poderá ser feito de uma única vez.

A consulta aos novos valores pode ser realizada por meio do site: https://www.bcb.gov.br/. Porém, só na data definida pelo BC. Agora, o sistema está em atualização e ninguém conseguirá acessá-lo.

Veja também: Como saber se minha chave Pix foi vazada? Banco Central registra mais de 500 mil pessoas com dados expostos!