Valores a Receber do Banco Central estará disponível a partir desta segunda (14); Veja quanto você pode sacar

O site que o Banco Central disponibilizou para consultar saldos desconhecidos nos bancos voltará ao ar no dia 14. Veja se possui valores a receber.

O Banco Central lançou um site para que as pessoas pudessem consultar se possuem algum valor para receber de alguma instituição bancária, porém em poucos dias o sistema não aguentou e caiu.

Para solucionar o problema, o BC anunciou o lançamento de uma nova plataforma para verificação de saldos desconhecidos pelos correntistas. O site estará à disposição a partir do dia 14 de fevereiro disponibilizará um outro site para esta consulta, o Sistema Valores a Receber (SVR).

E, diferentemente do que estava sendo feito, o login para conseguir acesso às informações será do Gov.br e não do Registrato. O objetivo é dar maior segurança aos usuários e correntistas que acessarão os valores.

Quem ainda não possui conta do Gov.br vai precisar criar uma. A dica, neste caso, é realizar o cadastro o mais rápido possível, pois no dia 14 (segunda-feira) o site poderá sofrer com a lentidão do excesso de acessos.

O site para a consulta de “valores que caíram no esquecimento” será o valoresareceber.bcb.gov.br

A partir do dia 14 de fevereiro, brasileiros poderão consultar o sistema./ imagem: Marcello Casal/Agência Brasil

O que é este novo sistema, o SVR?

A nova ferramenta que está sendo disponibilizada pelo Banco Central é chamada de Sistema Valores a Receber (SVR) e vai identificar se há algum valor perdido em alguma instituição que possa ser sacado.

Esses valores podem ter diversas origens, como aquele dinheiro que você aplicou em alguma instituição cooperativa, mas esqueceu de resgatar, ou uma conta que foi encerrada e o dinheiro simplesmente ficou lá.

Há, atualmente, cerca de R$ 8 bilhões sob posse das instituições bancárias e que precisam voltar para seus titulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Essa ferramenta está entrelaçada com o sistema Registrato, que foi lançado no começo do ano de 2021 pelo Banco Central e que fornece aos cidadãos relatórios sobre chave Pix, financiamentos, depósitos, entre todas as informações relacionadas ao mercado financeiro.

Veja também: Passo a passo para acessar a consulta do Banco Central e reaver dinheiro esquecido

Acessando o SVR

A ferramenta será disponibilizada no próximo dia 14 e muitas pessoas já estão aguardando. Para fazer o cadastro no Gov.br, basta entrar no site Gov.br e assinar a opção “Criar conta”. A criação é instantânea e você já poderá consultar seus valores a receber.

O saque, entretanto, será feito de acordo com o banco em que o dinheiro se encontra. Alguns deverão sacar nas agências e outros poderão receber em suas contas, porém não há confirmação em relação a essa informação por enquanto.

Veja também: Novo vazamento: Pix tem chaves vazadas novamente em menos de 15 dias – Banco Central alerta clientes da instituição