Valores a receber do Banco Central: 2ª fase FINALMENTE vai começar?

Cidadãos estão aguardando pagamento do Banco Central ainda neste ano.

Na situação financeira que o país se encontra, qualquer valor extra que aparece e pode ser sacado é algo que alegra e auxilia o Brasileiro. Dessa forma, é sempre interessante ficar atento nas oportunidades para retirar quantias. 

Hoje, a opção é para aqueles que possuem alguma quantia “esquecida” em bancos. Esses valores foram compilados em um só local para que os interessados busquem por possíveis quantias. 

Valores a receber do Banco Central: 2ª fase FINALMENTE vai começar?
Saiba como consultar se tem direito ao pagamento – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Valores esquecidos do Banco Central 

Essa modalidade de pagamento é liberada pelo Banco Central através do programa chamado sistema de Valores a Receber  onde diversas pessoas físicas e também jurídicas puderam efetuar a consulta se podiam ou não retirar dinheiro que estivessem no banco. 

A plataforma já ofereceu, no primeiro momento, quase R$ 4 bilhões para a população. Essas quantias fazem parte de valores esquecidos em banco que muitas pessoas não sabiam que tinham direito. 

Contudo, após essa primeira fase, que acontece entre fevereiro e abril, o Banco Central está em processo de liberação da segunda etapa dos valores a receber. Esse momento está deixando muitos cidadãos ansiosos para o recebimento. 

Saiba mais: Veja como RESGATAR o dinheiro esquecido do abono salarial; mais de 10 milhões de brasileiros ainda não sacaram

Quando chegam os pagamentos? 

A população está aguardando o pagamento desse segundo momento do Sistema de Valores a Receber (SVR). Sendo assim, a dúvida da grande parcela é se esses valores são repassados durante o mês de setembro. 

Essa dúvida surgiu pois, inicialmente, a segunda fase do projeto deveria ter ocorrido durante o mês de maio. Porém, os funcionários do Banco Central acabaram entrando em greve. Este momento durou até o mês de julho, sendo uma das paralisações mais longas do país. 

Por conta deste acontecimento, esse e vários outros serviços de responsabilidade do Banco Central precisaram ser adiados. Com isso, a população foi extremamente prejudicada. 

Assim, agora não existem datas definitivas para o pagamento das quantias de direito da população nesta segunda fase. Nem mesmo a garantia de que ocorrerá no mês de setembro. 

Porém, de acordo com o BC, as datas serão divulgadas em breve. Ainda mais porque será necessário abrir, anteriormente ao pagamento, o momento de consultas para que as pessoas consigam saber quem tem direito à nova rodada. 

Vale destacar que assim que a data estiver definida, os interessados poderão efetuar a consulta diretamente no site do Banco Central criado para esse fim. 

Sistema de Valores a Receber (SVR) – Cuidado com os golpes

É importante lembrar que o Sistema Valores a Receber vai continuar sendo responsável pelas contas encerradas. 

Isto é, mesmo quem não sacou ainda pode ficar tranquilo. Os valores vão ficar disponíveis até reabertura do SVR. Contudo, APENAS esse é o site oficial.

Ou seja, existem muitos golpes de sistemas imitando o Valores a Receber.

Por isso, é importante ficar atento para os golpes do dinheiro esquecido:

  • O único site para consulta é o oficial (abaixo);
  • O Banco Central não envia links por e-mail ou SMS bem como não entra em contato para tratar de valores a receber;
  • O BC não entra em contato para confirmar seus dados pessoais;
  • NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram; e
  • Finalmente, não faça pagamento para acessar aos valores.

É importante lembrar que no momento a plataforma ainda possui uma mensagem dizendo que o sistema está temporariamente suspenso para que aprimoramento sejam realizados. Entretanto, quando as datas forem liberadas, o link disponível é https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Valores esquecidos no PIS/Pasep

Finalmente, também é importante lembrar que existem os pagamentos de valores esquecidos no PIS/Pasep em 2022.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, ainda existem muitos brasileiros que não sacaram o valor referente ao ano-base 2019.

A boa notícia, contudo, é que nesse caso ainda é possível solicitar o valor referente até o dia 29 de dezembro.

A saber, a consulta do PIS/Pasep esquecido pode ser feita pelo aplicativo CAIXA Trabalhador (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US).

Quem tem o valor disponível ainda pode fazer a solicitação, de acordo com o passo a passo:

  1. Envie uma mensagem de e-mail, pelo endereço trabalho.uf@economia.gov.br;
  2. IMPORTANTE: não esqueça de trocar as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  3. Por exemplo, quem mora em São Paulo deve enviar e-mail para trabalho.sp@economia.gov.br

Saiba maisDinheiro Esquecido: 2ª fase de consultas já tem data prevista?