VALORES A RECEBER: Consulta finalmente foi liberada? Saiba mais!

Valores a Receber é esperado com expectativa; veja mais!

Receber um dinheiro que você não esperava pode ser uma ótima notícia, especialmente em um momento em que a inflação está alta e os preços de itens básicos estão cada dia mais altos. Dessa maneira, milhares de brasileiros poderão ter acesso, em breve, a um certo dinheiro ‘esquecido’, cuja segunda fase possui grande expectativa.

Neste sentido, estamos falando da segunda fase dos Valores a Receber promovida pelo Banco Central. Na primeira fase houve a liberação de bilhões para que os brasileiros pudessem consultar e, então, solicitar o resgate, caso tivessem alguma grana disponível. Mas e a segunda fase? A consulta para ela já está liberada?

VALORES A RECEBER: Consulta finalmente foi liberada? Saiba mais!
Segunda fase dos Valores a Receber terá bilhões disponíveis / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Valores a Receber do Banco Central

Em primeiro lugar, é importante destacar que os valores a receber do Banco Central podem vir de diversas situações. Dentre as modalidades que podem permitir que os cidadãos tenham algum dinheiro ‘esquecido’, estão as situações em que houve o encerramento de contas bancárias, como as conta-corrente ou conta-poupança, mas ainda havia saldo presente.

Além disso, outros casos incluídos nessa questão são o de cobranças indevidas no que diz respeito às tarifas crediárias, parcelas, demais operações de créditos, consórcios que tiveram encerramentos decretados mas que não houve o resgate, sobras líquidas provenientes de cooperativas de crédito, e mais.

A segunda fase trará uma novidade em relação à primeira. Isso porque, no primeiro momento dos valores a receber do Banco Central, após consultar e notar que havia dinheiro ‘esquecido’, era preciso realizar um agendamento para então resgatar o dinheiro.

Agora, isso muda. Os cidadãos que realizarem a consulta e notarem que possuem um saldo disponível, poderão sacar logo neste momento. 

A consulta se realiza por meio da ferramenta do Sistema dos Valores a Receber do Banco Central. Isso pode ser feito através do link: https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Será preciso informar a data de nascimento e o CPF para consultar.

Será possível solicitar o recebimento do valor, caso você tenha algum, tanto via Pix quanto via instituição financeira.

Veja também: 2ª fase dos Valores a Receber ultrapassa 100 dias de atraso; próximos pagamentos já tem data confirmada?

A segunda fase já tem data?

No entanto, a segunda fase dos Valores a Receber ainda não possui data para acontecer. A previsão inicial era de que acontecesse em maio mas, devido a uma greve dos servidores do BC, isso não ocorreu. 

De lá para cá, não houve nenhum anúncio a respeito da marcação da data. Todavia, o Banco Central disse que a ferramenta de consulta passa por atualizações e que as datas estarão disponíveis em breve.

Veja também: Programa Valores a Receber do Banco Central já tem data para a 2ª fase de PAGAMENTOS? Confira!