Segunda fase dos valores a receber: Novidades por parte do Banco Central?

Confira na matéria mais detalhes sobre isso; leia.

Ter acesso a valores extra têm ajudado muito os trabalhadores nesse momento de crise financeira. Isso porque, após a pandemia de coronavírus, a situação financeira do mundo teve problemas. Assim, muitas pessoas perderam seus empregos. 

Dessa maneira, quando o anúncio dos Valores a Receber foi feito muitas pessoas se beneficiaram com a quantia. Entretanto, agora estão aguardando o segundo momento de pagamento. Essa quantia é referente à alguns valores que os beneficiários esqueceram.

Segunda fase dos valores a receber: Novidades por parte do Banco Central?
Entenda melhor a segunda fase dos valores a receber / Imagem: Divulgação.

Quando chega o segundo pagamento?

Assim, os valores estavam agendados para serem pagos a partir do dia 2 de maio, desta vez ainda, com algumas características diferentes. Porém o Banco Central declarou greve, e com isso, a preparação para os pagamentos sofreu atraso. 

Sendo assim, após demanda da sociedade, o Banco Central se pronunciou explicando que ainda não há novidades sobre o dia de pagamento da segunda fase do projeto. Isso porque o Banco Central ainda está de greve. Logo, o andamento da implementação está sendo prejudicado. 

Contudo, vale lembrar que a greve citada teve início no dia 1º de abril e possui uma pausa entre os dias 20 de abril e 2 de maio. Entretanto, no último dia 23, uma terça-feira, após reunião dos servidores, ficou decidido que a greve seria continuada. Com isso,  ainda não há como determinar as datas de término do movimento.

Entretanto, é necessário explicar que a mesma acontece como forma de reivindicação de direitos. Sendo assim, os trabalhadores estão pedindo reajuste em seus salários, pois, segundo eles, o mesmo não acompanhou a inflação dos últimos anos. Além dessa questão, ainda são reivindicados reestruturação de carreira. 

Veja também: Valores a receber tem nova etapa; Banco Central aponta que aproximadamente 10% do total foi resgatado, consulte!

Como será o pagamento? 

Primeiramente, para quem não recorda, o primeiro pagamento teve cerca de R$ 4 bilhões de reais. Esses valores correspondem a diversas questões, como: tarifas cobradas de forma incorreta, valores esquecidos em conta, consórcios encerrados e cotas e sobras líquidas de cooperativas que trabalham com crédito. 

Sendo assim, o segundo momento de pagamento do Valores a Receber contará com outros tipos de pagamentos. Agora o que entra nas tarifas repassadas para a população. São elas: entidades em liquidação que seja extrajudicial, obrigações ou parcelas cobradas de forma indevida, Fundo Garantidor de Crédito,  contas de pagamento que foram encerradas e outras várias fontes. 

Dessa maneira, a população está aguardando o pagamento dos valores, pois podem, realmente, fazer diferença no fim do mês para quem necessita. O Banco Central estima que o pagamento chegue ao valor de R$ 4,1 bilhão de reais. Com isso, os valores que foram, de alguma forma, “esquecidos” pelos brasileiros, possam retornar às suas mãos.

Veja também: Aplicativo Valores a Receber é oficial? Saiba como consultar dinheiro esquecido