Unicamp estende prazo de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) anunciou que prorrogará o prazo de inscrições para o vestibular de 2026. A nova data limite agora é dia 8 de setembro, em vez do previsto inicialmente, que encerraria nesta segunda-feira, às 17 horas. Essa uma semaninha a mais pode fazer a diferença para quem está na correria para garantir uma vaga.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, a Comvest. É sempre bom lembrar: a taxa de inscrição permanece a mesma, ou seja, R$ 221,00, com vencimento em 8 de setembro.

Na página do Vestibular 2026, os interessados têm acesso ao Manual do Ingresso 2026. Esse material traz informações cruciais, como as datas importantes, detalhes sobre os cursos e os documentos necessários. Para este ano, a Unicamp está oferecendo 2.520 vagas do total de 3.368 que estão previstas para novos alunos.

Vale destacar que o vestibular da Unicamp abre a temporada de exames de ingresso nas universidades estaduais de São Paulo. O exame está marcado para o dia 26 de outubro, seguido pelo vestibular da Unesp no dia 2 de novembro e, por último, o da Fuvest, que acontece em 23 de novembro. E não podemos esquecer do ENEM, que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, fundamental para quem busca uma vaga em universidades federais por meio do SISU.

Para quem está se preparando para cursos que exigem provas de habilidades específicas, como música, é bom ficar ligado nas datas. As avaliações para esses cursos acontecerão entre 15 e 30 de setembro e serão feitas via vídeos enviados pela internet.

Este ano, um total de 9.404 candidatos conseguiram a isenção da taxa de inscrição, que será válida tanto para o Vestibular 2026 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2026. No último exame, em 2024, mais de 63 mil pessoas concorreram pelas vagas disponíveis na Unicamp.