Uber emitiu nota de SAÍDA do Brasil? Entenda a POLÊMICA que saiu HOJE (27)

Boatos circulam por aí sobre a possibilidade da Uber sair do Brasil, depois de tantas reivindicações dos motoristas

A polêmica sobre a saída da Uber do Brasil gerou grande incerteza entre os motoristas do aplicativo e os consumidores. Uma vez que muitos trabalhadores têm tirado o seu sustento por meio da plataforma, e assim, alimentado suas famílias.

Depois da empresa ser multada por determinação judicial por não regulamentar o serviço dos trabalhadores, muita gente acha que a plataforma encerrará seus serviços no Brasil. Saiba a verdade! 

Uber emitiu nota de SAÍDA do Brasil? Entenda a POLÊMICA que saiu HOJE (21)
Uber pode se retirar do Brasil em breve, entenda o caso. Foto: divulgação

Uber vai sair do Brasil? Verdade ou mentira! 

Depois da empresa ser multada em 1 bilhão por danos morais coletivos, sob a decisão do juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões (4ª Vara do Trabalho de São Paulo), o futuro da plataforma ficou comprometido.

Por causa disso, muita gente está com dúvidas se a Uber ainda vai continuar no Brasil, entre essas pessoas estão os motoristas e os consumidores também.

No entanto, isso ainda não está confirmado, esse boato se deu, por causa das falas do Ministro do Trabalho, na gestão Lula, no início do ano que repercutiu bastante. 

A saber, o ministro Luiz Marinho afirmou que os aplicativos de transporte deveriam seguir as regras trabalhistas, para dar mais segurança aos motoristas.

Como a Uber tem se negado a se adaptar às leis trabalhistas no Brasil, o ministro tomou a liberdade de dizer que se a empresa quiser sair, pode sair pois não vai fazer falta.

Devido as essas declarações do ministro, a empresa se manifestou sobre suas falas polêmicas e informou se vai ou não deixar de prestar seus serviços no Brasil

Diante disso, a Uber emitiu uma nota enfática destacando a situação, se realmente há a possibilidade de sair do país ou não. A resposta sobre isso é que a empresa tem se manifestado publicamente para conseguir se inserir na regulamentação dos trabalhadores junto à Previdência Social.

A Uber tem defendido uma forma na qual a plataforma possa criar meios para pagar parte da contribuição previdenciária. Além disso, a plataforma também deseja facilitar a inscrição dos seus trabalhadores, sendo de forma proporcional aos seus ganhos.

Então, para matar a curiosidade de todos, a Uber voltou a afirmar que não pretende sair do Brasil. Sendo assim, continuará prestando seus serviços para as 30 milhões de pessoas que utilizam a plataforma no país.

Veja também: Motoristas Uber receberão R$ 30 por hora trabalhada? Entenda a POLÊMICA da regulamentação

Projetos para regulamentar os aplicativos de transporte e entrega no Brasil 

O Governo tentou fechar o memorando de entendimento no dia 13 de setembro (quarta-feira) entre os motoristas da Uber e 99, mas os trabalhadores querem mais benefícios.

Foram propostas algumas regulamentações mas não houve acordo, mas Leandro Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transportes Terrestres do Estado de São Paulo, afirma que as negociações continuam.

Na 3ª feira, dia anterior, (12 de setembro), o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho, Gilberto Carvalho, afirmou que havia um consenso sobre os principais tópicos, mas o texto ainda seria entregue ao presidente Lula. Entre os principais pontos das regulamentações estão: 

  • Segurança no trabalho; 
  • Valor da hora mínima das corridas;
  • Cobertura previdenciária; 
  • Vínculo empregatício entre motoristas e empresas. 

Além dos motoristas, os entregadores de alimentos como iFood e Rápi, também ainda não conseguiram chegar a nenhum acordo com as empresas representantes do setor. 

Saiba mais: Uber vai sair do Brasil? Entenda o que está em jogo AGORA