Saiba TUDO sobre o empréstimo através do Auxílio Brasil; como faço para SOLICITAR?

O Governo Federal está disponibilizando uma nova opção através do Auxílio Brasil.

O novo Auxílio Brasil que teve início neste ano de 2022, tem o objetivo de garantir uma espécie de “renda” para famílias em situação de extrema pobreza. Tomando o lugar do antigo Auxílio Emergencial (sancionado durante a pandemia) e substituindo o Bolsa Família, o programa é oferecido pelo Governo Federal.

Com as parcelas iniciais de R$400,00 e com novos valores a partir do mês de agosto, mais de 18 milhões de famílias estão presentes na folha de pagamento.

De acordo com o Ministro da Cidadania, uma nova opção para sanar as dívidas dos acolhidos pelo Auxílio pretende entrar em vigor no mês de setembro. Trata-se do empréstimo através do próprio Auxílio Brasil.

Todos aqueles fazem parte dos pagamentos podem solicitar o empréstimo e a nova opção de crédito, de forma prática e rápida. Entenda como isso poderá ser feito.

Saiba TUDO sobre o empréstimo através do Auxílio Brasil
As novidades sobre o crédito / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funcionará o novo empréstimo

Segundo as informações disponibilizadas pelas autoridades governamentais, quem ficará responsável pela divulgação das regras do novo empréstimo será o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que detalhará todas as informações para quem deseja solicitar. Acredita-se que o processo para solicitar o novo crédito ocorrerá de forma simples e prática.

O motivo é que todos os indivíduos cadastrados no Auxílio Brasil já têm seus documentos registrados através da assistência social.

Através do empréstimo, as parcelas serão diretamente descontadas mediante o pagamento do Auxílio. Ou seja, automaticamente pelo aplicativo, sem que ocorra risco de inadimplência ou fraude.

Segundo os dados divulgados, o crédito poderá comprometer até 40% do valor do benefício, pois também será disponibilizado um cartão de crédito consignado. Dessa forma, cerca de 35% serão atribuídos ao empréstimo, enquanto os outros 5% estarão sob o cartão.

Veja mais: Calendário COMPLETO dos auxílios que somam R$ 710,00 MENSAIS; veja também quem recebe

Vale a pena contratar o empréstimo?

Economistas, entidades financeiras e demais profissionais da área da economia têm criticado constantemente a nova opção de crédito. Segundo eles, esse é o pontapé inicial para um superendividamento. Isso ocorre porque, teoricamente, as pessoas que estão sendo beneficiadas pelo Auxílio já se encontram em situação de vulnerabilidade financeira.

Desse modo, o empréstimo seria uma forma de “trocar uma dívida por outra”. Além do mais, reduz quase a metade do percentual pago aos indivíduos, o que pode comprometer ainda mais a situação daqueles que estão cadastrados no programa.

Apesar das críticas, no entanto, há um consenso de que em duas situações específicas, e somente nelas, o empréstimo pode ser vantajoso e de fato ajudar. Primeiramente, trata-se daqueles que desejam iniciar um empreendimento. Isso acontece porque ocorrerá uma espécie de garantia de retorno do dinheiro, ou seja, um investimento.

Dessa forma, a opção passa a ser uma aliada para a melhorias nas condições financeiras.

Em segundo modo, o empréstimo também se torna uma opção viável para aqueles que pretendem usar o dinheiro para amortizar ou quitar as parcelas de uma residência própria.

Nesse caso, o crédito poderia ser de extrema eficiência para os contratantes. Tal condição se torna viável, considerando que o dinheiro está indo para um bem seguro.

Além do mais, como os pagamentos serão debitados diretamente em conta e descontando sobre o Auxílio, não corre o risco de penhora, entre outras situações.

Por fim, os especialistas recomendam que seja feita uma análise minuciosa antes da contratação. A preocupação é porque os indivíduos que usufruírem do crédito sem garantia de retorno ou segurança, podem acabar ainda mais prejudicados. Em breve, o MTP divulgará mais informações.

Veja mais: Parcelas RETROATIVAS do Auxílio Emergencial ainda podem estar disponíveis; veja como consultar