Truques para MELHORAR o sinal do seu Wi-fi; passo a passo

Saiba como melhorar a qualidade do Wi-Fi

O Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance utilizada por produtos certificados que pertencem a classe de dispositivos de rede local sem fios. Assim, para usar o produto no Brasil é necessário ter um equipamento homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Além disso, para ter acesso a rede de Wi-Fi é preciso estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso, ou até mesmo em um local público onde opere redes sem fio.

Dessa forma, por vezes os aparelhos podem ter dificuldade de se conectar a rede e apresentam uma execução ruim ou mediana.

Por isso, confira a seguir algumas dicas de como melhorar o sinal de Wi-Fi na sua casa.

Saiba como ter um sinal de Wi-Fi mais potente. Foto: divulgação

Saiba como melhorar o sinal do seu Wi-Fi

Muitas vezes acontece da internet começar a falhar de forma constante, mesmo quando a conta de internet já foi paga, nesses casos, não sabemos o que pode estar acontecendo para fazer com que isso aconteça. Ainda, isso pode ser ruim na hora que se está realizando tarefas importantes.

No entanto, apenas promover uma manutenção para melhorar a velocidade da internet não resolve o problema. Isso porque a questão pode estar advinda do posicionamento no modem. Porém, existem algumas dicas práticas que podem minimizar os riscos de que a rede de internet sofra interferências.

Veja a seguir como melhorar a situação do seu Wi-Fi.

1. Verifique sua internet

Por mais óbvio que pareça ser, esse é um passo importante para verificar a qualidade da sua internet, pois assim você pode garantir que a operadora contratada está realizando o serviço de acordo com o plano que foi escolhido.

Dessa forma, você pode verificar essas questões verificando o processamento de dados por segundo e, assim, reparar principalmente a velocidade de download.

2. Instale os fios em uma área estratégica

É importante que o modem tenha capacidade de levar a rede Wi-Fi para toda a casa. Isso deve acontecer principalmente em casas que contam com famílias grandes. Dessa forma, a internet pode chegar até todos os membros. Assim, seria interessante por um modelo 360°.

3. Mantenha os aparelhos conectados diretamente

É interessante também deixar a televisão e computadores ligados diretamente à internet através do cabo, isso porque assim se poupa energia da tecnologia de sinal que normalmente será distribuída entre todos os outros aparelhos da casa.

Veja mais: Programa Wi-Fi Brasil proporcionará conexão gratuita à internet para toda a população? Saiba mais sobre o projeto do Governo Federal

4. Deixe o modem no local de trabalho ou estudo

Em casos onde você precise obter o máximo de eficiência da sua internet, deixar o modem por perto pode ser a melhor opção. Assim, você pode optar por trabalhar e estudar perto dele para que a velocidade do Wi-Fi seja mais eficaz.

5. Contrate um bom plano para as suas necessidades

Pesquise bastante antes de contratar uma operadora de internet e, a partir disso, escolha aquela que melhor atende às suas necessidades. Não se esqueça de também verificar o que os clientes falam sobre a qualidade do Wi-Fi que está sendo vendido. Com esses cuidados você pode ter menos dor de cabeça posteriormente.

Confira também: Will Bank é confiável? Saiba mais sobre a conta digital e cartão de crédito