TRISTE? Martelo foi batido e novidade foi confirmada para aposentados e pensionista do INSS

Governo Federal toma importante decisão sobre o consignado do INSS. Veja o que pode acontecer

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem uma triste notícia. Depois de muito embate, finalmente o Governo Federal tomou uma decisão sobre a taxa de juros para consignado do INSS. Nas últimas semanas, o presidente Lula (PT) havia aprovado a redução dessas taxas. O valor ficaria igual ao praticado para servidores públicos. 

Contudo, os bancos se posicionaram contra a redução. Então, passaram a suspender o consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A finalidade era pressionar o Governo para que as taxas de juros aumentem novamente. Dessa forma, o Ministério da Previdência Social e o Ministério da Fazenda, anunciaram, novamente, uma nova taxa de juros. 

A expectativa é que os bancos voltem a oferecer o serviço. Continue lendo esta matéria para saber qual será a nova taxa. 

novidade-foi-confirmada-para-aposentados-e-pensionistanovidade-foi-confirmada-para-aposentados-e-pensionista
Governo Federal se posiciona sobre o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aposentados e pensionistas do INSS contarão com novas taxas de juros 

Antes de mais nada é importante explicar o que é um consignado. Esta modalidade de empréstimo se caracteriza pelo pagamento de forma automática. Ou seja, o trabalhador paga o banco, com descontos diretos sobre a sua folha de pagamento. Por essa razão, é destinada, apenas, aos servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS. O consignado costuma ter juros mais baixos do que o praticado. 

Como já dito antes, o Governo Federal desejava equiparar a taxa do consignado para aposentados e dos servidores. Antes, os aposentados pagavam até 2,14% de juros mensais do consignado. Ao passo que os funcionários públicos pagavam até 1,72%. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, então, uma nova taxa para os aposentados de 1,70% ao mês. 

Assim, começou um embate entre os bancos e o Governo Federal. É impossível manter as operações de crédito com a taxa a 1,70%, de acordo com os bancos. As instituições financeiras da iniciativa privada que suspenderam o consignado, então, foram: Itaú, Bradesco, Santander, Mercantil do Brasil e C6 Bank.

Enquanto isso, os bancos públicos foram:  Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ou seja, os cinco maiores bancos do país deixaram de oferecer o empréstimo para os aposentados e pensionistas do INSS. 

Dessa forma, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciaram que irão modificar a taxa de juros novamente. O esperado é de que seja acima do 1,70% aprovado pelo CNPS, mas abaixo do 2,14%, que era cobrado anteriormente. A decisão foi tomada após um acordo entre o Governo e os bancos. 

Veja também: Trabalhei como CLT e a empresa não recolheu meu INSS: o que fazer?

Afinal, qual será o novo valor das taxas de juros? 

Até o momento ainda não existem informações sobre o tema. Como já dito antes, o que se sabe é que será maior que 1,70% e menor do que 2,14%. Os bancos ainda estão com o serviço suspenso, uma vez que o impasse ainda não foi resolvido. Mas, estima-se que os aposentados e pensionistas do INSS poderão pedir o empréstimo em breve. 

Veja também: Afinal, preciso CONTRIBUIR ao INSS para receber o auxílio-doença? Saiba quais doenças garantem o benefício