Trem promete viajar a 1.200 km/h: quanto vai custar uma viagem a bordo?

Preço é surpreendente

Os trens-bala já são uma realidade há algum tempo. O primeiro comboio de alta-velocidade começou a transportar passageiros no Japão em 1964. No entanto, os primeiros transportes do tipo que atingiram grandes velocidades foram testados muito antes. Mais precisamente em 23 de outubro de 1903, quando o vagão ferroviário da Siemens & Halske AG alcançou uma velocidade de 206,7 km/h. Agora, um novo trem promete viajar a 1.200 km/h.

Atualmente, os trens de alta velocidade atingem cerca de 285 quilômetros por hora. Algo impensável há alguns anos. Mas eis que, agora, um novo trem do Canadá promete desbancar os japoneses com a promessa de alcançar uma velocidade impressionante de 1.200 km/h.

Trem-promete-viajar-a-1.200-kmh
Conheça o Fluxjet, um super trem que promete atingir uma velocidade impressionante de 1.200 km/h (Foto: divulgação)

Um trem pode chegar 1.200 km/h?

O trem que promete atingir a casa dos 1.200 km/h é o Fluxjet Super Trem, da empresa TransPod. O objetivo do “avião sem asas” tem como objetivo ligar as cidades de Calgary e Edmonton, no Canadá – que estão a cerca de 300 quilômetros de distância -, em apenas 45 minutos.

Para se ter uma ideia da velocidade do transporte, uma viagem normal de avião entre os dois municípios dura cerca de 50 minutos, enquanto de carro e de ônibus o trajeto leva em torno de três horas e quatro horas e meia, respectivamente.

Veja também: Saiba quais são os países mais honestos do mundo; lista é surpreendente!

Energias renováveis

O FluxJet, da empresa TransPod, além de se tornar o mais rápido do mundo, tem recursos e elementos que vão torná-lo mais limpo até mesmo que aviões. De acordo com os desenvolvedores, essa foi uma das grandes preocupações: reduzir a emissão de poluentes, algo imprescindível para as futuras gerações.

O trem que vai atingir 1.200 km/h vai funcionar com energias renováveis e poderá transportar tanto passageiros quanto mercadores sem deixar rastro de carbono pelo caminho. A empresa calcula que o meio de transporte vai ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes em 636 mil toneladas de CO2.

Para atingir 1.200 km/h, o trem faz uso de um sistema de flotação magnética com rede de tubos de baixa pressão. Para completar, quando ele sair de ambientes urbanos, vai funcionar com tecnologia de levitação magnética, eliminando a resistência ao rolamento. A ideia é levar 54 passageiros por vagão.

Quanto vai custar a viagem no trem de 1.200 km/h?

Se já não bastasse a vantagem da velocidade, o Fluxjet terá preços acessíveis. Com um investimento de cerca de 18 bilhões de dólares, o trem que promete chegar a 1.200 km/h deve custar quase a metade do preço de uma viagem de avião. A estimativa da TransPod é que o valor da passagem pode ser 44% mais barato do que uma de transporte aéreo com a mesma rota.

Entretanto, é bom não confundir o Fluxjet com o projeto Hyperloop, apresentando pelo empresário bilionário Elon Musk, que promete chegar a 1.078 quilômetros por hora. São dois projetos completamente diferentes e com desenvolvedores distintos.

Veja também: Novos planetas DESCOBERTOS: mais comuns, possivelmente habitáveis e maiores que o planeta Terra