Transtornos e doenças que GARANTEM auxílio ou benefício do INSS; confira lista completa

Enfermidades podem ajudar milhões de brasileiros que se encontram nessa situação

Recentemente, a Associação Brasileira de Psiquiatria divulgou dados que apontavam que cerca de 50 milhões de pessoas sofriam de alguma doença mental no Brasil e entre os casos mais comuns estavam bipolaridade, ansiedade, depressão entre outros.

Com a pandemia de Covid-19 e o necessário isolamento sanitário, muitos desses problemas se agravaram e diversas situações chegaram a pontos extremos, principalmente entre os mais vulneráveis.

Mas você sabia que, apesar de todo o mal, alguns desses transtornos podem garantir algum tipo de auxílio ou benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Pois é sobre isso que nosso artigo aborda mais abaixo. Confira agora.

transtornos benefício inss
Veja lista de transtornos e doenças que garante benefícios do INSS – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Casos se agravam na pandemia

Como citado acima, no momento mais crítico da pandemia, muitas pessoas foram afetadas por suas enfermidades. Em casos mais graves, algumas foram levadas ao suicídio como apontam estudos da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) onde houve um aumento significativo dessas mortes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, socioeconomicamente mais vulneráveis. Isto acontece porque essas doenças podem acabar afetando a vida dessas pessoas, inclusive no trabalho. E por isso ter um auxílio ou benefício do INSS possa trazer algum tipo de alívio.

Veja também: Lista reúne o principais motivos para o INSS negar a sua APOSENTADORIA: tire suas dúvidas

Benefício do INSS pode ser garantido com essas doenças

Assim sendo, o INSS pode entender que muitas doenças mentais afetam profundamente o desempenho diário de uma parte da população. E alguns casos, é necessário se afastarde forma temporária, ou até permanente.

Por isso, recentemente o órgão fez uma lista completa dessas enfermidades que podem garantir benefícios previdenciários como auxílio doença, auxílio por incapacidade temporária, ou mesmo à aposentadoria por invalidez, Veja abaixo

  • Transtorno Bipolar;
  • Anorexia;
  • Transtorno de ansiedade social;
  • Transtorno dismórfico corporal;
  • Transtorno da personalidade borderline;
  • Depressão;
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC);
  • Depressão pós parto;
  • Estresse pós traumático;
  • Esquizofrenia.
Além disso, alcoolismo e dependência química também podem se enquadrar em casos de doenças incapacitantes. Mas, em todas essas situações, é preciso a comprovação de um profissional médico que confirme a condição como a perícia do próprio instituto federal.
Por fim, é importante lembrar que não é qualquer pessoa que pode solicitar esses benefícios previdenciários pois é necessário ser contribuinte do INSS por um certo tempo. Para ter direito ao auxílio doença, esse período é de, no mínimo, 12 meses e para aposentadoria por invalidez, a regra é a mesma.

Veja também: Brasileiros que NUNCA contribuíram com o INSS também podem receber benefício: confira os requisitos