Prefeitura pode LIBERAR transporte público GRATUITO em novo programa social

O transporte público é extremamente utilizado por milhares de pessoas diariamente, porém, o alto valor da condução pode acabar sendo um grande empecilho para muitos.

O transporte público é utilizado pela grande maioria das pessoas nas grandes cidades. Isto é, apesar de muitos já contarem com veículos próprios, ainda existem alguns empecilhos que impedem que diversos consumidores adquiram um, como por exemplo, o alto valor dos veículos populares no cenário atual.

Dessa forma, é comum que, em sua maioria, trabalhadores e estudantes utilizem diariamente os transportes públicos para locomover-se de um lugar para o outro. É comum também que o uso aconteça mais de uma vez por dia, logo, o valor dos bilhetes também pode se tornar inacessível.

Pensando exatamente nisso e no alto valor do transporte público atual, existe uma nova proposta que visa garantir que o transporte público possa ser gratuito para milhares de pessoas. Logo, vale entender melhor a possibilidade e quando ela deverá entrar em vigor.

transporte
Novo benefício / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Transporte público poderá tornar-se gratuito

Assim como descrito nas menções anteriores, é completamente comum que milhares de pessoas utilizem diariamente o transporte público. Normalmente, os trabalhadores precisam utilizá-lo como forma de chegar às suas empresas, bem como a forma de irem para casa.

Desse modo, ainda que algumas empresas disponibilizem o vale-transporte, essa não é uma regra geral. Em razão disso, o valor para custear os transportes acaba saindo diretamente do bolso dos trabalhadores, o que resulta em uma grande redução no salário final dos mesmos.

Ainda que no momento atual existam, de fato, programas que garantam transportes públicos gratuitos, como por exemplo, para idosos, ainda não existe um concesso geral sobre a gratuidade para os demais indivíduos, como também é o caso dos estudantes.

Em decorrência disso e do alto valor do transporte público atual, como é de conhecimento geral, o ano de 2013 foi marcado por uma série de protestos contra esse aumento. Após 10 anos desse marco, agora, existem novos estudos que visam garantir a gratuidade para mais cidadãos.

Veja também: Passo a passo para ATUALIZAR CadÚnico: não deixe seu benefício ser BLOQUEADO

Saiba tudo sobre a nova proposta de gratuidade

Conseguinte às informações propostas, a Prefeitra está estudando um novo programa de gratuidade. Esse programa deverá funcionar em plena comunhão com as empresas de transporte, garantindo a gratuidade para milhares de pessoas que utilizam os transportes públicos diariamente.

Mais especificamente pontuando, o programa deverá chamar-se “Tarifa Zero”. Neste momento, o Tarifa Zero segue em discussão na Câmara dos Vereadores, e deverá contar com a apresentação de diversas propostas, bem como com a análise de cada uma delas.

De acordo com as informações dispostas até o momento, estima-se que a gratuidade acontecerá em etapas. Isto é, primeiramente, a gratuidade deverá destinar-se para os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único). Essa limitação acontece em razão dos cidadãos na qualidade de baixa renda.

Após uma melhor análise, estima-se que mais cidadãos poderão usufruir do Tarifa Zero. No presente momento, a Prefeitura mencionou que está analisando todas as propostas viáveis, visto que essa gratuidade deverá custar bilhões para os cofres públicos.

Por fim, o Tarifa Zero deverá limitar-se somente à São Paulo, visto que o foco da gratuidade está para tal localidade, contando com o número de habitantes atuais.

Veja também: Famílias com Bolsa Família bloqueado têm prazo para RENEGOCIAR o benefício: NÃO perca a data!