Trabalhadores podem retirar valores do PIS/Pasep ainda ESTE ano?

Trabalhadores ainda podem sacar os valores do benefício PIS/Pasep.

Todos os trabalhadores possuem diversos benefícios garantidos pela Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). Dessa maneira, é possível proporcionar um ambiente seguro e uma melhor qualidade de vida para os funcionários. 

Um dos benefícios mais conhecidos pelos trabalhadores é o PIS/Pasep. Essa iniciativa busca efetuar um estilo de poupança para que os beneficiados possam ter um tipo de garantia em caso de demissão. 

Trabalhadores podem retirar valores do PIS/Pasep ainda ESTE ano?
Veja quais os valores disponíveis – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

PIS/Pasep em 2022

Muitas pessoas ainda estão confusas com o pagamento do PIS/Pasep. Isso porque durante o ano passado, o governo realizou o adiamento das cotas de ano-base 2021. Dessa forma, essa parcela foi liberada durante o mês de fevereiro deste ano. 

Agora, as pessoas estão buscando informações para saber quando o benefício de 2021 será pago. Com toda essa questão, o calendário acabou ficando completamente confuso para a população. 

Vale lembrar que durante esse ano, os cidadão podem ter o acesso, certamente, de três parcelas do PIS/Pasep. Elas são relativas ao ano-base de 2019, 2020 e também as cotas. 

Saiba mais: Já trabalhou de carteira assinada? É possível que você tenha algum valor esquecido no PIS/Pasep, consulte

Valores de 2019 e 2020

É importante esclarecer que esses dois benefícios acabam sendo repassados com atraso pois durante o período que deveriam ter sido pagos o país enfrentava dificuldades orçamentárias. Por esse motivo, eles acabaram sendo adiados. 

Vale lembrar que a quantia disponível é referente ao valor de um salário mínimo caso a pessoa tenha trabalhado durante os 12 meses do ano-base. É importante ressaltar também que esses dois pagamentos estão disponíveis até o dia 29 de dezembro. 

Para receber o pagamento existem algumas maneiras bem simples. A primeira delas é ligar na central de atendimento do Alô Trabalhador no número 158. Já para as pessoas que desejam efetuar esse processo de maneira digital, basta mandar e-mail com  pedido para traballho.uf@economia.gov.br. Não se esqueça de trocar as letras UF pela sigla da região em que mora. 

Cotas disponíveis 

Essa modalidade é voltada para as pessoas que trabalharam durante os anos de 1970 e 1980. De acordo com levantamento da Caixa Econômica, são cerca de 10 milhões de pessoas que possuem direito ao pagamento. 

Para recebê-lo é necessário ir até uma das unidades da Caixa Econômica Federal levando documento oficial que tenha foto. No caso dos beneficiados que já tenham falecido, ainda é possível sacar o dinheiro. 

Para isso, basta levar os documentos que comprovem dependência com o trabalhador, a certidão de óbito e também documento pessoal. Assim, é possível solicitar a retirada do pagamento disponível. 

Veja também: Aproximadamente 10 MILHÕES de trabalhadores esqueceram dinheiro no PIS/Pasep; consulte!