Trabalhadores passarão a ganhar MAIS através da revisão do FGTS? Saiba mais!

A revisão do FGTS passará por mudanças para aumentar o ganho dos trabalhadores, veja os detalhes dessa alteração

A revisão do FGTS terá mudanças que podem trazer coisas boas aos trabalhadores. Uma vez que se houver alterações aprovadas, os cidadãos serão beneficiados com mais dinheiro. Então, quem possui contas ativas do FGTS deve estar atento a essas informações.

Vale destacar que o benefício será cedido pelo governo federal, e os cidadãos que estão empregados formalmente receberão uma ótima notícia. Saiba mais! 

Trabalhadores passarão a ganhar MAIS através da revisão do FGTS? Saiba mais!
Entenda as novas mudanças feitas na revisão do FGTS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Novas mudanças na revisão do FGTS 

Novas mudanças vão acontecer nas contas do Fundo de Garantia, uma vez que isso vai impactar diretamente na vida financeira dos brasileiros. 

O assunto do momento é a revisão do FGTS, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a votação sobre a forma de correção utilizada pelo governo. 

Se a votação for aprovada, o impacto será de R$ 300 bilhões aos cofres públicos. Inclusive, uma nova mudança será feita em relação à Taxa Referencial (TR) também. 

Vale destacar que a Taxa Referencial determina o preço do reajuste aplicado nas contas do FGTS anualmente. Então, quanto maior a taxa, maior será o reajuste aplicado à população. Até o momento, a alíquota utilizada é de 3% de juros ao ano, mas a meta é realizar a substituição desta taxa.

Além da substituição, a taxa de INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial), também serão inseridas.

Essas serão as formas para reajustar os valores em conta, se aprovado, os ganhos para os trabalhadores serão significativamente aumentados. Aliás, esta medida deve influenciar cerca de 120 milhões de contas ativas do FGTS. 

Os argumentos usados para a aprovação da medida visa beneficiar os trabalhadores, que têm direito a um reajuste maior. Assim, evitam-se prejuízos e demais problemas em suas contas particulares.

Veja também: Revisão do FGTS: nova DECISÃO pode gerar grande MUDANÇA para trabalhadores a partir de HOJE (04)

O que é como funciona a revisão?

A Revisão do FGTS é um tema atual em 2023 e muita gente não sabe a quem se direciona e quem tem direito. Então, vamos esclarecer um pouco mais sobre esse assunto.

Primeiramente, é importante salientar que os valores do Fundo sofrem atualizações todo ano referentes a juros e correção monetária. A saber, os juros que o trabalhador recebe por ano é de 3% sobre os valores do FGTS.

Então, a tese da Revisão do FGTS reside nesta incidência: correção monetária mensal dos valores do Fundo. Ou seja, a correção monetária serve para que o trabalhador não perca dinheiro todos os meses por causa da inflação causada pela economia. Portanto, a correção serve para que o poder de compra do trabalhador não seja reduzido. 

Desde janeiro de 1991 que o índice de correção monetária do FGTS é aplicado conforme a Taxa Referencial (TR). No entanto, desde essa data a TR não consegue acompanhar os índices de inflação do Brasil, causando uma desvalorização na correção dos valores de FGTS.

Ou seja, todos os meses o trabalhador perde o poder de compra porque a atualização monetária do seu seu FGTS não estava em igualdade com a inflação mensal da economia brasileira.

Portanto, é fundamental acontecer a Revisão do FGTS que tem como objetivo aplicar os índices de correção, para cobrir a inflação mensal. Com isso, os trabalhadores não saem prejudicados.

Saiba mais: Julgamento sobre revisão do FGTS será retomado pelo STF nesta semana: o que pode acontecer?