Trabalhadores brasileiros podem ganhar R$ 1.000 de benefício; FGTS poderá ser sacado logo de acordo com ministro da economia

Ministro da economia Paulo Guedes deseja flexibilizar rapidamente o saque do FGTS para auxiliar cidadãos brasileiros a pagarem dívidas

Atenção, boa notícia para quem tem saque no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para resgatar. Segundo Paulo Guedes, o ministro da economia do presidente Jair Bolsonaro, será possível sacar do FGTS caso você esteja passando por dificuldades financeiras.

Desse modo, vamos te explicar como você pode obter este benefício e o que é afinal o FGTS. Portanto, siga lendo para ter as melhores informações sobre esse tema.

Ministro da economia quer liberar saque do FGTS – Imagem: Antonio Cruz – Agência Brasil

FGTS

Criado em 1966, durante a época da ditadura militar, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) busca proteger o trabalhador. Essa proteção acontece quando ele é demitido sem justa causa. Desse modo, pode sacar no FGTS o valor que o seu patrão depositou ao longo do contrato de trabalho.

Contudo, agora com a crise econômica brasileira, que pode se agravar depois que a Rússia declarou guerra e invadiu a Ucrânia, o ministro da economia Paulo Guedes quer permitir o saque do FGTS no valor de até R$1000, de forma a auxiliar os endividados a limparem o seu nome.

Veja também: Saque Emergencial do FGTS já está liberado em algumas regiões; valores podem ser solicitados a partir de hoje

Segundo o raciocínio de Guedes: “São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”.

Atualmente, é possível sacar o FGTS quando há a demissão sem justa causa, saque aniversário e em caso de ter uma doença grave ou desejar comprar um imóvel. Contudo, a modalidade de saque do FGTS mais conhecida é mesmo a do saque-aniversário.

Por isso, vamos explicar como você pode fazer para realizar o seu saque de acordo com a data do seu nascimento.

Veja também: Governo Federal estuda mais uma opção de saque do FGTS em 2022: Datas já estão disponíveis

Saque-aniversário

A partir do primeiro dia útil do mês de aniversário é possível efetuar o saque.  Aqueles que nasceram em janeiro, poderão sacar o benefício até o dia 31 de março, isto é, o prazo de saque é de até dois meses após o mês de aniversário.

Então, confira a seguir a tabela para saber o período no qual você pode sacar o FGTS:

Mês de nascimento – período de saque

janeiro- de janeiro a março

fevereiro – de fevereiro a abril

março – de março a maio

abril – de abril a junho

maio – de maio a julho

junho –  de junho a agosto

julho – de julho a setembro

agosto – de agosto a outubro

setembro –  de setembro a novembro

outubro – de outubro a dezembro

novembro –  de novembro de 2022 a janeiro de 2023

dezembro – de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023