TikTok MUDOU: confira a novidade e por que os brasileiros estão comemorando

A rede social chinesa anunciou um novo formato de publicação. Mudança pode afetar todo o mercado de mídias sociais.

Não é novidade para ninguém que o TikTok se tornou uma das redes sociais mais usadas da atualidade. Com bilhões de usuários em todo o mundo, a plataforma chinesa vem ganhando cada vez mais espaço. Ela disputa com mídias antigas, como o Facebook e o Instagram. Ambas são da Meta, que há anos tenta monopolizar a internet mundial acabando com qualquer rede social que faça sucesso. 

É justamente por essa razão que o TikTok está causando dores de cabeça no alto escalão da Meta. A plataforma chinesa, no início, era usada por crianças e adolescentes e ignorada por grande parte do público. Tudo mudou em 2020, durante a pandemia, quando o app se tornou um dos preferidos do público ocidental. Agora, a plataforma anunciou uma mudança que promete causar mais dores de cabeça aos executivos da Meta. 

TikTok-em-APUROS
Confira qual foi a mudança do TikTok – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

TikTok anuncia mudanças e dá o primeiro passo na corrida das redes sociais 

Antes de falar da mudança do TikTok, é necessário entender o que está acontecendo com as principais redes sociais neste momento. Conforme já mencionado, o Instagram e a plataforma chinesa disputam pela liderança de app preferido dos usuários. Enquanto isso, o Twitter passa pelo seu pior momento desde o seu lançamento. 

Tudo começou com a compra da rede do passarinho por Elon Musk. Ele implementou diversas mudanças na rede social que desagradaram aos usuários. Além do mais, apoiou diversos comportamentos considerados discriminatórios e que ferem os direitos humanos. Como consequência, a rede do passarinho teve uma queda no número de usuários e perdeu uma série de patrocinadores. Então, o Instagram lançou o Treads em uma clara tentativa de pegar o lugar do Twitter – que mudou de nome para X nesta semana. 

Com a queda da receita do Twitter, as principais redes sociais perceberam que existe uma lacuna a ser preenchida. A Meta lançou a sua versão da rede do passarinho. Embora tenha agradado no início, já começa a demonstrar sinais de flop. E é aí que entra o TikTok. A plataforma chinesa também entrou na corrida para pegar o lugar do X. 

Nesta semana, a rede social chinesa anunciou que será possível publicar textos em sua plataforma. O app que ficou conhecido por conta de seus vídeos curtos anunciou a medida para se adequar às novas demandas dos usuários. Na verdade, os textos funcionam como os vídeos – que podem aparecer na ‘For You’ dos usuários. Também é possível adicionar músicas e figurinhas. 

Veja também: 10 coisas que você DEVERIA fazer para manter sua segurança na internet

Confira as mudanças da rede social 

Em questão visual, os posts de texto do TikTok se assemelham aos storys do Instagram. É possível escolher uma cor de fundo, bem como as fontes do texto. Vale destacar que os usuários podem adicionar figurinhas e músicas. Contudo, existe um limite de caracteres. As pessoas podem publicar até mil caracteres por texto. Conforme já mencionado, essas publicações vão aparecer na aba For You, assim como os vídeos da plataforma. 

Veja também: Lugares onde você NUNCA deve colocar seu ROTEADOR: tenha um bom sinal de internet em casa