Terra será atingida por asteroide em 2029? Entenda a possibilidade catastrófica

Ver um asteroide colidindo com a Terra é algo que acontece em muitos filmes de ficção científica, mas quais as chances de isso acontecer de verdade? Confira!

Você já parou para pensar sobre os astros e como eles podem afetar a Terra, como no caso da colisão de um asteroide

Hoje, vamos mergulhar em um assunto fascinante e um tanto intrigante: o asteroide Apophis e sua aproximação da Terra em 2029. Vamos lá?

Já pensou em como seria se um asteroide colidisse com a Terra? Confira nesta animação!
Já pensou em como seria se um asteroide colidisse com a Terra? Confira nesta animação! / Foto: divulgação.

Qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito?

Primeiramente, é bom entender o que é um asteroide para, então, podermos falar mais sobre a possível colisão.

Em suma, asteroide, meteoro e meteorito são termos astronômicos frequentemente confundidos, mas cada um tem seu significado específico. 

Asteroides são corpos rochosos ou metálicos que orbitam o Sol, geralmente no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. 

Meteoros, por sua vez, são o fenômeno visual que ocorre quando um fragmento de asteroide ou cometa entra na atmosfera da Terra, criando um rastro luminoso no céu, conhecido popularmente como “estrela cadente“. 

Agora, os meteoritos são fragmentos de asteroides ou cometas que sobrevivem à passagem pela atmosfera da Terra e atingem a superfície do planeta, podendo ser encontrados como rochas ou metais.

Conheça um gigante cósmico: o Asteroide Apophis

A princípio, o asteroide 99942 Apophis é um dos mais comentados quando se fala em objetos próximos à Terra. Ele passará bem pertinho de nós em abril de 2029. 

E quando dizemos pertinho, estamos falando de 32 mil quilômetros, mais próximo do que alguns satélites geoestacionários. Incrível, não é?

Há risco de colisão ou não?

Muita gente fica preocupada com a possibilidade de um astro colidir com a Terra. No caso do Apophis, a NASA garante que não há risco de impacto, nem agora nem na sua próxima abordagem em 2036. 

Para se ter ideia, eles até recalibraram seus cálculos após observações em 2021 para ter certeza disso e, caso houvesse um erro, seria necessário tomar providências. 

Veja também: Signos insensíveis? O que dizem os astros sobre os nativos mais frios com seus sentimentos

Como seria a colisão do asteroide com a Terra?

Basicamente, se o asteroide 99942 Apophis realmente colidisse com o planeta, haveria um estrago preocupante, como mostra a animação do canal JPLraw no YouTube: 

Assustador, não é?

Entenda a ciência por trás do asteroide

A NASA tem um interesse científico enorme no Apophis. Tanto que recomendaram o envio de uma espaçonave para estudá-lo antes de 2029. 

Dessa forma, a sonda OSIRIS-REx, rebatizada de OSIRIS-APEX, vai orbitar o corpo celeste por 18 meses, coletando informações preciosas sobre sua estrutura interna e a influência das marés planetárias na evolução dos asteroides.

E se houver uma possível colisão, estamos preparados?

Felizmente, sim! Em síntese, existem planos de contenção para asteroides potencialmente perigosos à Terra. 

A NASA e outras agências espaciais monitoram continuamente objetos próximos à Terra (NEOs). Eles usam tecnologias avançadas para detectar, rastrear e prever as trajetórias desses objetos. 

Ou seja, em caso de ameaça, uma das estratégias é desviar o asteroide, alterando sua órbita. Isso pode ser feito por meio do impacto de uma espaçonave, conhecido como “técnica de impacto cinético“, ou utilizando a gravidade de uma espaçonave para puxar sutilmente o astro para uma nova trajetória. 

Estes métodos ainda estão em desenvolvimento e testes, representando um campo ativo de pesquisa.

Não precisa ter medo do asteroide!

Entender asteroides como o Apophis não é só sobre prevenir riscos. É mais uma oportunidade incrível de aprender mais sobre o nosso universo. 

E você, o que acha dessa missão espacial? Compartilha com a gente nos comentários!

Saiba mais: Lista de CPFs que receberão o pagamento EXTRAORDINÁRIO de R$ 15 mil vazou; Caixa inclusive já confirmou o pagamento!