TERMINE o quanto antes: 4 sinais de que o seu namorado é muito tóxico

Se você reparar em alguns sinais de toxicidade no seu relacionamento, saiba que é melhor terminar.

Em algumas situações, estamos tão envolvidos em um relacionamento que podemos não perceber que a outra pessoa está tendo atitudes reprováveis. Quando isso acontece, é normal perder alguns sinais importantes de uma possível relação abusiva e, por isso, é importante se atentar às ações do seu namorado antes de tomar uma atitude.

Dessa forma, caso você esteja sentindo que o seu parceiro está agindo de uma forma que te magoa constantemente e prejudica sua relação com outras pessoas ou com você mesma, veja sinais de que é melhor terminar.

Muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre seus relacionamentos. Veja sinais de que seu namorado é tóxico!
Muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre seus relacionamentos. Veja sinais de que seu namorado é tóxico! / Foto: divulgação

Sinais de que seu namorado está sendo tóxico

Veja abaixo algumas dicas para conseguir identificar um namorado tóxico. Se você se identifica com elas, pode ser melhor deixar o relacionamento antes que a situação se agrave.

Te controla excessivamente

Primeiramente, um namorado tóxico vai querer mandar em tudo o que você faz, controlando seus passos excessivamente. Ou seja, ele vai querer te dizer como se comportar, o que vestir, com quem falar, onde não ir.

Embora ele faça parecer que essas ações são parte de uma preocupação, na verdade é uma das formas que a pessoa abusiva encontra de exercer sua superioridade sobre a outra.

Atente-se quando ele ficar te dando ordens para não entrar em contato com amigos ou familiares, aliás, pois ele pode tentar fazer com que você se distancie dos outros para ter ainda mais controle na relação.

Faz chantagem emocional

Outra forma de controlar seus sentimentos e te tornar refém dentro de um relacionamento tóxico é utilizar a chantagem emocional, considerando que você vai ceder, uma vez que se sentir culpada.

Em alguns momentos, a pessoa pode se afastar, por exemplo, para usar a própria presença como forma de “barganhar” alguma situação ou ação. Se isso ocorrer, é melhor se afastar o quanto antes.

Veja também: Namorar no trabalho pode, mas fazer ISSO é PROIBIDO e pode provocar JUSTA CAUSA: entenda!

Diminui sua autoestima

Em seguida, outra situação bastante recorrente em relacionamentos abusivos é quando o namorado diminui a autoestima da parceira para que ela se sinta inferior.

Ele pode atacar a aparência da mulher, enfatizando que ela não será capaz de encontrar outra pessoa tão boa quanto ele ou que a queira devido a alguma característica física, por exemplo.

O motivo para isso é a tentativa de criar uma dependência emocional, fazendo com que a namorada desista de terminar a relação por medo de ficar sozinha. Inclusive, isso piora se ele a tiver afastado de amigos e familiares.

Te culpa por tudo

Por fim, se o namorado tem a mania constante de culpar a parceira por qualquer problema, mesmo que o menor deles, é outro sinal para se preocupar.

Isso não indica que ele não sabe reconhecer a própria postura, mas que ele utiliza esses argumentos como uma forma de chantagem, tentando fazer com que a mulher se mantenha na relação por culpa.

Veja também: Só arruma encrenca? Confira 4 sinais de que o problema é você!