Taxa básica de juros está em ALTA: quais são os melhores lugares para deixar meu dinheiro?

Taxa Selic chega em 13,75%

A taxa Selic no Brasil consiste na taxa básica de juros da economia. Dessa forma, ela é o principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central. Logo, a taxa em questão é a base para todas as outras taxas de juros do país, como em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Atualmente a taxa Selic se encontram em alta e pode dificultar os investimentos.

Portanto, confira a seguir quais são as melhores formas de investir com as taxas elevadas.

Taxa básica de juros pode gerar bons investimentos para a renda fixa. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Taxa Selic é mantida a 13,75%

Devido a alta na taxa Selic os analistas recomendam quais são as opções no mercado para a renda fixa. A nova taxa foi anunciada no dia 21 de setembro pelo COPOM e a decisão foi que os juros se manteriam no valor de 13,75% ao ano. Dessa forma, a taxa em questão influencia diversos mercados, principalmente a renda fixa.

Ainda, dentro dos negócios se acredita que a alta nas taxas de juros está chegando ao fim. Nos últimos tempos, os juros aumentaram devido a pandemia, isso para que se tentasse controlar os preços da inflação. A pandemia, dessa forma, desacelerou os processos econômicos. Isso porque nesse período o mercado fechou e a economia se encontrou estagnada.

Assim, os Bancos Centrais buscaram aumentar as ofertas monetárias com redução de juros para que a economia voltasse a acelerar e influenciar a circulação de dinheiro. O que se pretendia aconteceu, no entanto, gerou a inflação descontrolada. Isso representa o princípio de oferta e demanda, logo, ao aumentar a oferta de moeda, em algum momento ela cai. A solução, então, foi o aumento da taxa de juros. Dessa forma, tudo ficou mais caro, os empréstimos, os financiamentos e por aí vai.

Esses fatores diminuem as ofertas de produtos e serviço, e com isso os preços também abaixam. A economia brasileira passou a funcionar por esse método. Já em março de 2021 ocorreu o aumento da Taxa Selic de 2% para 2,75%. Desde então, já ocorreram outros doze aumentos. Ainda, a inflação está controlada e houve até uma queda nos preços em julho e agosto.

A partir disso, podemos pensar que a taxa de juros vai começar a diminuir nos próximos meses. Com esse fator, a possibilidade de aumentar a renda fixa irá também diminuir. Portanto, aproveite agora para investir na sua renda.

Veja mais: É possível “TROCAR” meu empréstimo pelo consignado do Auxílio e pagar menos juros? Opção pode favorecer brasileiros

Aproveite a taxa em alta para investir na renda fixa

Como dito, o melhor momento para investir na renda fixa é agora, antes que a taxa de juros comece a cair. Isso porque ao turbinar sua renda em momentos propensos, por mais que os juros comecem a cair nos próximos anos, é possível que seu dinheiro não sofra influência. Com isso, a melhor opção é investir em títulos premium de renda. O título em questão não está disponível para todos e costuma ser divulgado em determinados grupos de WhatsApp. Ainda, a sua taxa é de 15,01% e em dois anos é possível render o equivalente a 32,27%.

Confira também: É MEI e está precisando de dinheiro emprestado? Veja como SOLICITAR crédito com juros baixíssimos