Tarifa Social: Milhares de brasileiros ficarão isentos do pagamento da Conta de Luz, entenda

Entenda como funcionará a isenção

O Governo Federal lançou uma iniciativa que prevê uma redução entre 65% a 100% da conta de luz: a Tarifa Social de Energia Elétrica. O objetivo do projeto é ajudar famílias de baixa renda na conta de consumo. Dessa forma, os beneficiados pelo programa deverão cumprir uma série de requisitos.

Quer saber quais são os requisitos para conseguir isenção do pagamento das contas de energia? Então continue conosco logo abaixo para ver essa e outras informações importantes!

Tarifa Social: brasileiros ficarão isentos de pagar conta de luz
Tarifa Social: brasileiros ficarão isentos de pagar conta de luz | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funcionará a isenção do pagamento?

Segundo a Light, empresa de energia elétrica que atende cerca de 31 cidades do Rio de Janeiro, houve 75 mil novos beneficiados inscritos no programa de isenção. Ao todo, são 630 mil a receberem redução nas contas de luz.

Desde o ano passado, a inclusão de beneficiários no programa ocorre de maneira automática. Ou seja, não é necessário solicitar o benefício ou comparecer em nenhum lugar para receber a isenção. Isso porque as famílias que possuem cadastro no CadÚnico já são contempladas.

Veja também: Conta de luz mais BARATA? Tarifa terá bandeira verde em agosto

Quem tem direito à Tarifa Social?

Primeiramente, existem alguns requisitos a se cumprir para conseguir isenção ou redução da conta de energia elétrica através do programa. Ou seja, não são toda as pessoas que podem conseguir participar da iniciativa do Governo Federal. Para isso, é necessário estar dentro dos requisitos:

  • Ter cadastro no CadÚnico;
  • Renda mensal familiar de até R$ 606 por pessoa (meio salário);
  • Receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Ser inscrito no CadÚnico e ter renda mensal familiar de até três salários (correspondente a R$ 3.636), tendo na família pessoas com deficiência ou portadoras de doenças cujos tratamentos necessitem de equipamentos que tenham que ficar constantemente ligados à energia elétrica.

Apesar do cadastro automático, ainda pode ocorrer de alguns cidadãos que cumpram os requisitos ainda não serem contemplados com o benefício. Nesse caso, a Light informa que essas pessoas devem entrar em contato com a empresa e solicitar sua inclusão na Tarifa Social de Energia Elétrica. Para isso, basta comparecer à sede da empresa na sua cidade ou entrar em contato pelos telefones de atendimento:

  • 0800 282 0120;
  • Para emergências: 0800 021 0196;
  • Deficientes auditivos: 0800 285 2453;
  • Ouvidoria: 0800 284 0182.

Além disso, a empresa também possui aplicativos disponíveis para Android: https://bityli.com/OwVXvL ou iOS: https://bityli.com/YTZMFj.

Veja também: Mais de 10 estados brasileiros receberão desconto na tarifa de energia; sua conta de luz pode ficar mais barata!