Detran anuncia que poderá SUSPENDER a CNH de quase 170 mil motoristas; entenda!

Suspensão da CNH pode acontecer em alguns casos; leia mais!

Ter uma Carteira Nacional de Habilitação pode ser o objetivo de muitos cidadãos hoje em dia. Contudo, após possuir a famosa CNH, é necessário que os condutores continuem a se atentar às regras de trânsito, assim como faziam na época da autoescola. Isso ocorre por conta de que  é possível ter a Carteira suspensa ao acumular muitas infrações.

Assim, o motorista pode ter cometido um número de infrações que seja o suficiente para que ele tenha ultrapassado a quantidade máxima de pontos que se pode perder. Em outros casos, algumas infrações podem suspender de forma automática a carteira. Em ambas as situações, o resultado é que o condutor perde o direito de dirigir.

Detran anuncia que poderá SUSPENDER a CNH de quase 170 mil motoristas; entenda!
CNH de condutores poderá ser suspensa, segundo Detran / Imagem: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Detran anuncia que poderá suspender CNH

Os brasileiros devem ficar atentos, pois segundo o Departamento de Trânsito, há cerca de 167 mil motoristas que correm o risco de, em breve, perderem o direito de dirigir. Isso ocorre pelo fato de terem tido a habilitação suspensa. 

Assim, o período no qual a CNH poderá ficar suspensa varia. Ele pode ser de dois meses, mas pode também se estender até um ano. A variação depende de fatores ligados à suspensão. 

Além disso, o motorista que desejar voltar a exercer o direito de dirigir, em outras palavras, ter a sua CNH de volta, deverá cumprir uma carga horária de aulas em um curso de reciclagem. 

Levando em consideração um prazo mais extenso, existe uma previsão de que aproximadamente 200 mil motoristas tenham a CNH suspensa no período entre 2022 a 2024. 

No entanto, é importante destacar que o número pode mudar, já que há uma possibilidade de que o condutor entre com um pedido de revisão da suspensão, conhecido como recurso administrativo. 

Vale lembrar, entretanto, que as chances de conseguir a revisão da suspensão não são tão favoráveis assim.

Esses dados são referentes ao Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco. De acordo com Sérgio Lins, diretor de Fiscalização do Detran em Pernambuco, o aumento desse número pode ser atribuído ao fato de que, agora, o processo de julgamento ficou mais rápido. 

Veja também: CNH com desconto de até 80%? Entenda!

Suspensão da CNH automática

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê algumas infrações que podem gerar a suspensão automática da CNH. 

Assim, as mais comuns são dirigir uma motocicleta sem estar portando o capacete, que é considerado um item obrigatório. E, também, conduzir um automóvel em velocidade superior a 50% com relação à velocidade que a via permite.

Outra infração que pode gerar a suspensão automática da Carteira de Habilitação é se recusar a passar pelo teste do bafômetro. Isso caso seja solicitado ao condutor que o faça quando há suspeitas de que o automóvel estava sendo conduzido sob a influência de bebidas alcoólicas.

Veja também: Passo a passo para RECUPERAR a CNH que foi suspensa