Superapp pode ACABAR com transferências via PIX nos bancos digitais? Entenda!

O Banco Central está trabalhando em uma nova plataforma para transferências pelo pix. Confira.

Desde que o pix chegou, a forma como as pessoas realizam transferências no Brasil mudou da água para o vinho. Hoje em dia, por exemplo, não é mais necessário esperar certo horário para o dinheiro cair, nem esperar a chegada da segunda-feira ou o término de um feriado. Frente a isso, um novo superapp deve inovar ainda mais, logo logo.

Caso você esteja curioso para entender como essa nova plataforma vai funcionar e como ela vai afetar os consumidores, continue acompanhando a matéria a seguir para ficar por dentro de todas as informações.

Em breve, o pix pode funcionar em um superapp exclusivo do Banco Central. Saiba do que se trata!
Em breve, o pix pode funcionar em um superapp exclusivo do Banco Central. Saiba do que se trata! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que pode mudar com a chegada do superapp?

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou na última segunda-feira (02/10) algumas novas informações para o chamado superapp desenvolvido atualmente pela autarquia. Segundo as informações, a nova plataforma deve ser o futuro de diversas opções financeiras, especialmente do pix.

De acordo com Campos Neto, o app deve funcionar dentro de uma agenda de transparência e digitalização pensada exclusivamente para esse sistema financeiro. Ainda conforme os dados divulgados, o aplicativo ainda está em uma fase de desenvolvimento inicial, com previsão de liberação para daqui dois anos.

A principal ideia desse superapp é reunir dados de contas bancárias diferentes de um só indivíduo em um lugar específico. Ou seja, no futuro os clientes e usuários de banco não precisarão utilizar um app para cada um dos bancos nos quais possuem contas, somente um login nesse superapp será o suficiente.

Outra função interessante que o BC promete com essa nova plataforma é a possibilidade de comparar taxas de instituições financeiras. A comparabilidade entre crédito e investimento, por exemplo, ocorrerá de forma instantânea. Ou seja, se o cliente quiser contratar o crédito, por exemplo, ele vai conseguir ver as taxas de juros antes da contratação.

Veja também: Mudanças no PIX? Banco Central emite COMUNICADO importantíssimo HOJE (03)

Mais detalhes sobre a nova plataforma

Ademais, além desses detalhes, o Banco Central já está chamando a nova tecnologia de um “agregador financeiro”, uma vez que ela deve funcionar muito além do que faz o Open Finance, por exemplo. Após a finalização da plataforma, o último passo será a integração do pix ao sistema.

Conforme Campos Neto, caso os usuários queiram utilizar o pix dentro do aplicativo, eles ainda poderão escolher entre as modalidades de crédito ou de débito, como ocorre hoje em dia. A diferença é que o processo vai ser ainda mais rápido e fácil, a partir de qualquer banco.

Por fim, é importante destacar que esse método de pagamento foi uma ideia do Banco Central, então o novo app deve representar o futuro para todos aqueles que possuem contas bancárias. Isso quer dizer que o pix, que também é ideia do BC, não sofrerá com nenhum tipo de prejuízo, pelo contrário, vai passar por uma integração que vai facilitar seu uso no dia a dia.

Veja também: Governo vai DEPOSITAR Pix de R$ 710,00 extras para Bolsa Família: confira os REQUISITOS