SPC e Serasa: qual a diferença entre os dois?

SPC e Serasa são órgãos temidos pelos brasileiros, que muitas vezes confundem a área de atuação de ambos. Você sabe qual a diferença entre eles?

O crescente endividamento das famílias ameaça a estabilidade financeira de todos. Pessoas endividadas se complicam e vão parar na lista negra do consumo. E é aí que começa a confusão entre SPC e Serasa. Apesar de serem órgãos independentes entre si, na cabeça do brasileiro formam uma entidade única.

As dívidas causam insônia a brasileiros que não estão acostumados a lidar com essa situação. Você sabe para qual desses órgãos o seu nome é enviado quando você se endivida? Para o SPC? Ou para o Serasa? Para ambos? Vamos tirar suas dúvidas no texto a seguir.

SPC e Serasa: qual a diferença entre os dois?
Entenda o que cada um faz – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o SPC?

Sob a pressão da inflação e do aumento dos custos de vida, notadamente alimentação e habitação, as famílias não tiveram escolha a não ser esticar suas finanças ou se endividar. É a situação de muita gente. Gente que teme ficar anos com o nome no SPC sem poder sair. Altos níveis de endividamento são mais difíceis de manter quando as taxas de juros sobem, daí o risco de instabilidade financeira. E os juros subiram.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) funciona na verdade como se fosse um imenso banco de dados que junta informações referentes a crédito administradas e alimentadas por um outro órgão: a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Com efeito, esse sistema torna possível a consulta das informações pessoais de mais de 180 milhões de consumidores.

O SPC dá de graça aos cidadãos e empresas as informações referentes a crédito sujeitas às normas firmemente determinadas no Código de Defesa do Consumidor. Através deste sistema e também de outros dados recolhidos e  próprios, empresas e financeiras decidem qual é o seu score financeiro e conseguem decidir a respeito de  empréstimos e da possibilidade de conceder crédito.

Veja também: Como ganhar dinheiro testando aplicativos; confira as melhores plataformas para LUCRAR

O que é a Serasa?

Antes de tudo, a Serasa é basicamente como um banco de dados, um repositório com informações sobre as finanças dos brasileiros. Ela, agindo de modo diferente do SPC, surge através de uma associação entre a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Antes de mais nada, através das informações pessoais das pessoas, tais como nome, idade, dia do aniversário, endereço, entre outras, fica viável saber e descobrir se um determinado nome está sujo. Com efeito, a Serasa tem a mesma atribuição do SPC.

Similarmente ao SPC, o Serasa tem funções muito semelhante. Desse modo, os dados chegam ao órgão de uma fonte diferente. Antes de tudo, a Serasa lida com informações advindas de bancos e estabelecimentos de natureza financeira. Já o SPC recolhe suas informações através de um processo que se dá a partir de dados de lojistas credenciados.

A maneira de consultar o CPF, dessa maneira, todavia funciona de maneira igual. O procedimento com efeito tem como se realizar de maneira virtual através do site da Serasa e através do app SPC Consumidor, disponível para Android e iOS. Em conclusão, o site da Serasa é o https://www.serasa.com.br/

Veja também: Você conhece as MOEDAS brasileiras com a letra ‘P’? Saiba o porquê delas valerem tanto dinheiro!