Sou beneficiário do Auxílio Brasil, vou receber hoje o novo Bolsa Família de forma automática? Tire suas dúvidas

Consulte a data do pagamento no aplicativo, para verificar se você vai receber hoje o benefício!

De antemão começa nesta quarta-feira (18) a realização dos pagamentos do Bolsa Família, que antes era o Auxilio Brasil. Com a transição de governo muitos usuários do benefício ficaram com receio de se depararem com mudanças como diminuição do valor, algumas complicações para o recebimento, entre outros tipos de preocupações. 

Mas o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apenas fez o pedido para alterar o nome, não fez nenhum tipo de mudança negativa no auxílio. O presidente antes de ganhar as eleições, indignado com o número de pessoas que voltaram para o mapa da fome no país, prometeu que se voltasse a ser presidente, além de manter o benefício, iria fazer o possível para reforçar o novo Bolsa Família, fortalecendo o poder de compra das pessoas de baixa renda. 

Contudo muitos indivíduos ficaram com dúvidas, referente ao modo de recebimento do valor, mas o processo para receber o auxílio é o mesmo. O cidadão que for retirar o dinheiro, precisa ficar atento com relação ao calendário do benefício, para não se deparar com nenhum tipo de transtorno. 

Sou beneficiário do Auxílio Brasil, vou receber hoje o novo Bolsa Família de forma automática? Tire suas dúvidas
Se você é usuário do Auxílio Brasil fique por dentro das novidades
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem está cadastrado no Bolsa Família, já vai receber o valor de R$150,00 que o atual presidente prometeu?

No período de campanha eleitoral o presidente Luiz Inácio, prometeu que se voltasse a ser presidente, iria acrescentar no Bolsa Família o valor de R$150,00 por cada criança de até 6 anos de idade. Após se tornar presidente, Lula disse que vai cumprir com a promessa, mas antes vai fazer uma análise de forma cuidadosa nos cadastros dos beneficiários. Não tem data prevista para o pagamento deste adicional, mas as famílias vão receber ainda neste ano.

Veja também: Beneficiários do VALE-GÁS serão mantidos? Como faço para me inscrever no auxílio?

Quem estava cadastrado no Auxílio Brasil, precisa realizar um novo cadastro para fazer parte do novo Bolsa Família?

Não! A alteração será automática, sendo assim os beneficiários não precisam se preocupar com esse detalhe. O que o beneficiário tem que ficar de olho é com relação às regras do programa e se tudo está nos conformes com o CadÚnico (Cadastro Único). Se por um acaso o cadastro estiver desatualizado, o utente poderá se deparar com obstáculos para receber o valor. 

Veja abaixo as novas exigências do Bolsa Família:

Para fazer parte do programa vai ser preciso apresentar a carteira de vacinação das crianças menores de idade, comprovar a matrícula dos filhos na escola, se a mulher estiver grávida precisa fazer o pré-natal e se estiver amamentando será necessário que ela passe por um acompanhamento médico. 

Em conclusão é  importante ressaltar que o pagamento do benefício se inicia hoje e vai até o dia 31 de janeiro; e os depósitos serão realizados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).  Para ter acesso às informações sobre o seu benefício, você pode acessar o aplicativo CadÚnico ou o Bolsa Família, lembrando que vai ser necessário que você faça algumas confirmações em ambos os aplicativos, para consultar o auxílio. Além da verificação pelo aplicativo, você também pode entrar em contato por telefone nos seguintes números: 

  • Central de Atendimento 111 – Caixa Econômica Federal;
  • Central de Atendimento 121 – Ministério da Cidadania.

Por fim veja também: ANÁLISE do Bolsa Família deve congelar milhares de cadastros; saiba como se prevenir!