Quais os requisitos para solicitar os valores ESQUECIDOS de familiares que já faleceram?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível ter acesso aos valores esquecidos de pessoas já falecidas por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Saiba como!

O Banco Central do Brasil, também popularmente conhecido como Bacen ou BCB, se caracteriza enquanto uma autarquia federal que funciona de forma autónoma e integra o Sistema Financeiro Nacional, sem possuir vinculação com nenhum Ministério. 

O Bacen foi criado em dezembro de 1964 e as suas atividades tiveram início em março do ano seguinte. De forma similar aos demais bancos centrais ao redor do mundo, o Banco Central do Brasil consiste em uma das principais autoridades monetárias do país, sendo o principal dentro do Conselho Monetário Nacional (CMN). 

O Banco Central oferece diversos serviços para os brasileiros, entre eles o Sistema de Valor Esquecido (SVR). No entanto, o que muita gente não sabe é que existe a possibilidade de sacar o dinheiro de pessoas falecidas. Portanto, saiba como a seguir!

É possível sacar valores esquecidos de pessoas já falecidas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como consultar o dinheiro esquecido de pessoas que já faleceram?

O Sistema de Valores a Receber do Banco Central conta com cerca de R$ 2 bilhões em dinheiro esquecido de pessoas que já morreram. As quantias podem ser resgatadas por herdeiros ou até mesmo por inventariantes. Vale ressaltar que o sistema em questão é usado para a consulta do dinheiro esquecido em consórcio, bancos ou instituição financeira. Os valores podem estar disponível para pessoas físicas e também para pessoas jurídicas, 

Tanto a consulta no SVR quanto o resgate dos valores funciona de forma totalmente gratuita. Hoje em dia, o sistema conta com cerca de R$ 2 bilhões em contas de pessoas já falecidas. O saque, neste caso, se encontra disponível para algumas pessoas. Além disso, a consulta deve ser feita exclusivamente através do site de Valores a Receber (bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e para ter acesso a quantia, é necessário o seguir o passo a passo:

  • Acesse o site;
  • Clique na opção “Consulte Valores a Receber”;
  • Preencha os caracteres;
  • Pronto, agora será possível verificar se existem ou não valores no nome da pessoa. 

Confira também: Sem dinheiro para a casa própria? Você pode financiar um imóvel SEM DAR ENTRADA, entenda!

Como resgatar o valor de pessoas falecidas?

O resgate dos valores no nome de uma pessoa falecida também segue o mesmo sistema, sendo necessário utilizar o CPF e também a data de nascimento dela. Após fazer a consulta e descobrir que existe dinheiro disponível para resgate, é hora de recebê-los. Para isso, é preciso fazer o seguinte:

  • Clique na opção “Acessar o SVR”;
  • Na página seguinte, realize o login por meio da sua conta gov.br;
  • Em seguida, será preciso clicar em “Valores para pessoas falecidas”;
  • Informe o seu CPF e também a data de nascimento da pessoa falecida;
  • Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  • Em seguida, você poderá ter acesso ao valor que será recebido, assim como o banco no qual ele estará disponível;
  • Depois de acessar, é preciso compartilhar ou imprimir o resumo, para isso basta clicar no + que se encontra ao lado dos dados. 

Já para receber os valores, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição que apareceu como a responsável pelo valor. 

Saiba mais: Muitas pessoas dão descarga em banheiros de hotel ANTES de usá-los: motivo é ASSUSTADOR