Solicitação do BPC online: um guia sobre o benefício para qualquer idade

Venha conferir quem tem direito ao benefício assistencial BPC e como solicitá-lo de forma online e gratuita.

O Benefício de Prestação Continuada conhecido por sua sigla BPC se trata de um benefício ASSISTENCIAL do INSS, ou seja, não é de caráter contributivo, o beneficiado não precisa ter contribuído com o INSS para acessar, apenas encaixar-se nos critérios exigidos.

O recurso é voltado para pessoas com deficiência ou idosos com idade mínima de 65 anos que não tenham como suprir seu meio de subsistência e nem tê-lo suprido por sua família, conforme diz a lei.

Hoje você verá mais detalhes sobre como solicitar o seu benefício, bem como onde encontrar o apoio necessário para isso.

Fique atento e acompanhe, pois esse pode ser o seu caso e você pode ter direito perante a legislação vigente do país.

Solicitação do BPC online: um guia sobre o benefício para qualquer idade
Como solicitar o BPC Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como solicitar o meu BPC

Se você já é inscrito no Cadastro Único fica muito mais fácil, se não, avalie se o orçamento familiar vai até meio salário mínimo por pessoa e faça a sua inscrição mediante visita ao CRAS ou instância de CadÚnico do seu município.

Se a renda per capita da sua casa não ultrapassa 1/4 do salário mínimo, você tiver 65 an0s de idade e não possuir meios de renda nem aposento ou tiver alguma deficiência de nível incapacitante você pode solicitar o recurso.

Primeiro faça uma visita ao CRAS do seu bairro e solicite o seu atendimento social com os técnicos de nível superior, psicólogo e assistente social. Na oportunidade se você se encaixar nos critérios mencionados o seu cadastro será feito e a partir de então poderá solicitar o BPC. Essa solicitação também pode ser feita com os profissionais do CRAS. Na oportunidade o profissional responsável acessará o site do Meu INSS disponível no link https://meu.inss.gov.br/#/login. A partir daí ele vai acessar novo pedido e digitar o nome do benefício. Alguns documentos são obrigatórios para anexar como RG, CPF, isso de TODOS os membros da família, e também termo ou procuração de tutela, curatela ou guarda se esse for o caso, além do comprovante de endereço atualizado.

O processo é bem simples e deverá continuar sendo acompanhando pelo beneficiário ou profissional que solicitou. Na oportunidade você também continuará sendo acompanhado pelos serviços do CRAS que efetuou a sua solicitação. Para checar o acompanhamento é só acessar mais uma vez o site do Meu INSS, ir em consultar pedidos, encontrar o seu processo e clicar em detalhar.

Veja também: O 13º salário do BPC LOAS está MAIS PRÓXIMO do que NUNCA: veja os detalhes!

Problemas no INSS

O instituto previdenciário INSS costuma não facilitar tanto na concessão de benefícios, portanto, o processo pode ser um pouco demorado.

Quando a solicitação foi feita também lhe foi agendada uma data para perícia médica e perícia social, tanto data como horário. É bom ficar de olho para não perder a oportunidade. Evite não cumprir o agendamento e compareça, pois se isso não acontecer para apresentar recurso e voltar a agendar novamente pode ser um processo ainda mais demorado.

Veja também: BPC LOAS para menores de 16 anos: confira como conseguir o benefício assistencial pago pelo INSS