ALERTA URGENTE: será que seu WhatsApp já foi clonado? Descubra agora!

A clonagem do WhatsApp pode pegar os usuários de surpresa, visto que pode ser um tanto quanto difícil perceber quando ela realmente está acontecendo.

Se você tem uma conta no WhatsApp, é melhor direcionar uma boa parte da sua atenção pela possibilidade de clonagem dos seus dados. De forma mais clara, apesar do WhatsApp contar com ferramentas que visam garantir a segurança dos usuários, a clonagem pode ser inevitável.

Para melhor entender, o WhatsApp conta com a criptografia de ponta, o que garante que as conversas serão mantidas privadas, e que somente os donos das contas poderão ter acesso. No entanto, com as novas tecnologias, uma possibilidade de clonagem pode fazer com que a pessoa se passe pelo dono.

Isto é, é possível que o WhatsApp de uma pessoa esteja sendo observado, clonado e espionado, e ela não faça a menor ideia disso. O pior de tudo é que essa clonagem pode ser extremamente comprometedora não só para os dados ali dispostos, mas para a privacidade das mensagens.

WhatsApp
Dicas de cuidados com o aplicativo /Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como acontece a clonagem/espionagem do WhatsApp? Entenda duas possibilidades

Clonagem 

A clonagem do WhatsApp pode acontecer quando um indivíduo utiliza a foto de uma pessoa para criar uma outra conta, assim como os demais dados pessoais. Agora, com a novidade do WhatsApp em poder transferir as conversas e dados para outro aparelho, é preciso ter muito cuidado.

De forma mais clara, caso a clonagem envolva somente a duplicidade da conta, ou seja, alguém com um novo número que está se passando por você, basta denunciar a conta o máximo de vezes possível. Agora, caso a transferência de dados tenha sido feita, é hora de se preocupar mais.

Para saber se isso está acontecendo, é preciso acessar as configurações do mensageiro (whatsapp.com), e em seguida, ir em “aparelhos conectados”. Essa aba mostrará todos os dispositivos que estão com o acesso àquela conta. Também é possível desconectá-los por lá.

Espionagem/clonagem

Outra possibilidade pode ser a pior de todas, de acordo com o relato dos próprios usuários. Isto é, nesse caso, a pessoa que clonou a sua conta passa a ter acesso simultâneo aos dados, conversas e mensagens. Ou seja, tudo que você faz pode estar sendo observado por uma pessoa indesejada, até mesmo as conversas privadas, protegidas por senha.

Isso acontece porque o WhatsApp, quando logado na versão Web, não necessita de qualquer proximidade com o aparelho em que a conta oficial está, nem mesmo que o aparelho esteja conectado na internet.

O processo para descobrir isso é o mesmo descrito anteriormente, através da aba “aparelhos conectados”.

Veja também: Cansado de grupos chatos no WhatsApp? Veja como impedir que as pessoas te adicionem SEM a sua permissão

Algumas outras dicas que podem te ajudar a descobrir isso

Além de verificar quais são os aparelhos conectados à mesma conta, existem outras formas de descobrir se o WhatsApp de uma pessoa está sendo clonado ou espionado. Como por exemplo:

  • Observando o envio de mensagens estranhas;
  • Verificando se determinadas mensagens estão sendo apagadas mesmo sem a autorização de alguém;
  • Verificando o surgimento de novos contatos.

Agora, algumas dicas para proteger a conta do WhatsApp são:

  • Ativar a autenticação de dois fatores;
  • Ativar a senha de acesso;
  • Desativar a conexão automática no WhatsApp Web.

Tudo isso pode ser feito pelas configurações.

Veja também: WhatsApp anuncia NOVO recurso para realizar COMPRAS no app; veja como funciona