Seu auxílio-doença foi RECUSADO? Saiba como CONTESTAR a decisão

Entenda como é possível saber se o seu auxílio foi recusado ou aprovado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Em seguida, saiba como recorrer, caso tenha sido negado.

São muitos os serviços que podem ser ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre eles, está o auxílio-doença. É comum que o pedido deste benefício seja feito pelos segurados. Mas, quando o auxílio-doença foi recusado, o que pode ser feito?

É importante que você saiba o que fazer, já que este tipo de auxílio é concedido quando o trabalhador não consegue exercer mais as suas funções normalmente por um período maior do que 15 dias.

Antes, é necessário lembrar que para que o auxílio seja concedido, o trabalhador vai precisar realizar uma perícia médica. O procedimento deve ocorrer em uma clínica ou junto a um médico credenciado à Previdência Social.

Seu auxílio-doença foi RECUSADO? Saiba como CONTESTAR a decisão
Vem saber o que deve ser feito caso o seu auxílio-doença seja cancelado Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, como posso saber se a minha solicitação foi indeferida?

Quando o auxílio é indeferido é a mesma coisa do benefício ser negado. Isso ocorre quando o INSS não aceita conceder o benefício para o segurado quando entende que algum dos requisitos obrigatórios não foi cumprido, por exemplo. Para que o segurado possa fazer o pedido, é preciso que alguns requisitos sejam seguidos, como os seguintes:

  • Carência;
  • Incapacidade para o trabalho;
  • Qualidade de segurado.

Todas estas situações acima devem ser comprovadas por meio de uma documentação médica. Entretanto, caso a sua solicitação tenha sido negada, este não é o fim da linha. Há algumas formas de recorrer da decisão do Instituto Nacional do Seguro Social. Mas, antes de recorrer, veja abaixo como é possível saber se o seu auxílio foi negado.

  • Você pode realizar a verificação por meio do número 135;
  • Também é possível saber se o benefício foi negado no portal do INSS, no link https://meu.inss.gov.br/#/login;
  • Por fim, você pode ficar sabendo da negativa por meio de uma carta, que deve chegar pelos Correios.

Veja também: Começam os pagamentos dos benefícios do INSS; Veja quando você vai RECEBER!

Meu auxílio-doença foi recusado, o que devo fazer neste caso?

Após o benefício negado, o segurado vai poder entrar com um recurso diretamente no INSS. É preciso que seja pedida uma revista desta decisão. Entretanto, para que tenha valor, o pedido deve ser feito em até 30 dias depois de receber a negativa do INSS. Em seguida, o processo deve ser encaminhado para a Junta de Recurso do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Outra opção é ingressar com uma ação na Justiça. Na maioria dos casos, esta costuma ser a alternativa principal para quem quer reverter a situação junto ao INSS. É preciso ressaltar que estas ações estão cada vez mais rápidas. Por meio dos processos eletrônicos, tudo tem sido feito de forma mais ágil.

O segurado ainda pode optar por fazer um novo pedido para o INSS. Porém, antes será necessário identificar o motivo pelo qual a Previdência Social foi levada a negar a solicitação que foi feita. Ao identificar o motivo, é necessário realizar a correção para depois fazer um novo pedido.

Saiba mais: Este ERRO pode te IMPEDIR de receber a aposentadoria do INSS; é melhor ter ATENÇÃO!