- Publicidade -

Sinal IPTV será bloqueado pela Anatel? Usuários podem ser PRESOS?

Membros da Anatel afirmam que a partir de 2023 estará em vigor uma nova estratégia de fiscalização contra os serviços de IPTV. Veja os detalhes.

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) segue forte contra a pirataria no Brasil. De acordo com membros da Agência, a partir de 2023 estará em vigor uma nova estratégia de fiscalização contra os serviços de IPTV. Em suma, a Anatel deve passar a bloquear tais serviços de forma automática, sem sequer precisar de uma liminar na justiça.

- Publicidade -

Segundo o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, é provável que a definição da estratégia de “bloqueio administrativo” aconteça já no 1° semestre do ano que vem. A seguir, saiba mais sobre.

Diretores se pronunciam. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).

Bloqueio dos serviços de IPTV

Em resumo, essa ação deve permitir a operadora de banda larga derrube os endereços IP e DNS sem a necessidade de uma ordem judicial. Ou seja, irá precisar apenas do comando das Agências reguladoras Ancine e Anatel. Tal ação mudaria a logística atual que necessita que uma ordem judicial seja iniciada, o que atrasa drasticamente o processo de bloqueio.

- Publicidade -

Isso ganha ainda mais força com o apoio da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Isso porque, segundo Jonas Antunes, diretor da entidade, essa é uma estratégia muito importante para o combate à pirataria de conteúdos audiovisuais.

Por fim, informações atestam que a Anatel, com o apoio da Polícia Civil por meio da Operação 404, tem conseguido combater fortemente a pirataria no Brasil desde 2019. Só no ano passado, por exemplo, cerca de 3 milhões de produtos irregulares apreendidos. Dentre os principais, destacam-se as caixinhas de TV Box, além de celulares, carregadores e fones de ouvido sem fio.

Veja também: Sites e apps de IPTV estão sendo derrubados pela Polícia; usuários de sinal pirata podem ir presos?

Fique por dentro!

- Publicidade -

A saber, IPTV é o nome que sugere a transmissão de um sinal de TV via protocolo IP; ou seja, pela Internet. Trata-se, portanto, do mesmo serviço de transmissão de conteúdos televisivos mas, ao invés de usar sinais de rádio (rede aberta), cabo ou sinais via satélite, todo processo é feito por conexões de banda larga, onde o IP capta o sinal da origem e o retransmite a usuários.

Por fim, para ter acesso aos canais de TV pela internet, o usuário precisa ter um player de vídeo compatível com listas IPTV, que são relações de endereços dos canais de TV, sejam eles abertos ou por assinatura. Tendo-o, o usuário poderá assistir pelo computador, celular ou outros dispositivos conectados.

No entanto, a questão da tecnologia IPTV com a pirataria diz respeito não sobre sua existência em si, mas sim no compartilhamento das listas de canais pagos livremente em fóruns e grupos. Então, fique atento ao adquirir tais serviços.

Melhores Box TV Legalizadas no Brasil

- Publicidade -

Por fim, é importante ficar atento já que existem muitas opções liberadas pela Anatel. Ou seja, são opções disponíveis que respeitam todos os trâmites legais.

Mas então, vamos lá: afinal, quais são as melhores BOX TV legais neste momento?

Confira cinco opções disponíveis agora:

  • Xiaomi Mi Box S: Android TV com uma boa conexão;
  • Multilaser PC001: opção de conversor digital com Android;
  • Apple TV 4K: da maior empresa de tecnologia do mundo para a sua TV;
  • Amazon Fire TV Stick Lite: opção mais básica para quem quer um bom aparelho;
  • Google Chromecast: alternativa mais famosa dentre as mais simples.

- Publicidade -

Sites e apps para assistir Tv gratuitamente

Há algumas opções disponíveis para quem quer assistir TV de forma gratuita. Assim, tanto sites quanto aplicativos podem ser úteis neste momento. Algumas opções possuem a opção de instalação e utilização gratuitas, enquanto outras oferecem o serviço de instalação gratuito mas podem cobrar taxas de assinatura para que os usuários permaneçam utilizando o serviço.

Dessa maneira, as opções são, por exemplo, a TV Digital, o DirecTV GO, o Guigo TV. Além disso, também há GloboPlay, que fornece alguns serviços de transmissão gratuitos, o SBT Vídeos e a BandPlay.

Kit de TV gratuito do Governo

Os cidadãos inscritos no CadÚnico possuem o direito de receber diversos benefícios sociais, caso os critérios dos benefícios sejam cumpridos. Assim, alguns deles são o Auxílio Brasil e o Vale-Gás. No entanto, os inscritos no CadÚnico podem contar também com um kit de TV gratuito do Governo Federal.

A iniciativa Seja Digital prevê que brasileiros que atendam aos requisitos possam receber o kit. Os requisitos para estar elegível a receber são: ser beneficiário dos auxílios Vale-Gás ou Auxílio Brasil, ser aposentado e ter a Carteira do Idoso, ter participação no Minha Casa, Minha Vida como titular e ser amparado pelos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Ao todo, a estimativa é de que 10 milhões de inscritos possam ter o kit de TV gratuito. Para consultar a disponibilidade e agendar o serviço de instalação, pode-se usar o número de telefone 0800-729-2404 ou a página oficial https://sigaantenado.com.br/.

Veja também: Inscritos no CadÚnico tem direito a receber Kit para Tv Digital: Veja como solicitar

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais