Serasa está bloqueando celular de quem não pagou dívida: Bloqueio acontece de forma remota!

Serasa está bloqueando celular: Brasileiros ficaram surpresos com o bloqueio de celulares de forma remota! Confira se você corre o risco.

Conhecida no Brasil como o método mais famoso para análise de crédito e dívidas, a Serasa está bloqueando celular de devedores! Muitas pessoas ficaram chocadas com o bloqueio à distância de smartphones, tudo isso pela inadimplência em dívidas com instituições bancárias e muito mais. Mas afinal, a empresa tem o direito de fazer esse bloqueio? E como os devedores podem regularizar a situação e voltar a utilizar o celular normalmente?

Nos últimos anos, o nível de poder da Serasa no Brasil se tornou alvo de debates entre especialistas, magistrados e políticos. Para muita gente, a companhia exerce um nível abusivo de controle sobre as finanças dos brasileiros, e o bloqueio à distância de celulares pode representar um passo ainda mais polêmico da empresa. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

Serasa está bloqueando celular de quem não pagou dívida
Imagem: Divulgação

Serasa está bloqueando celular de devedores – Por que o bloqueio acontece?

No início de março de 2022, a Serasa surpreendeu muitos devedores com o bloqueio à distância de smartphones. Após esse bloqueio, os donos dos aparelhos só podem utilizá-los para chamadas de emergência. A ação é voltada para consumidores que realizaram empréstimos com o celular como garantia. A modalidade de crédito em questão é oferecida pela própria Serasa, em parceria com a empresa SuperSim.

Ou seja: se você pediu um empréstimo com essa modalidade de crédito, deixou o celular como garantia, e falhou em pagar as parcelas, pode ter o celular bloqueado. Infelizmente, pelo menos até o momento, não é possível desbloquear o aparelho sem o pagamento das dívidas. A ação causou controvérsia, e está sendo analisada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) como um possível abuso de poder.

Veja também:  Cuidado: Seu histórico excluído do Google Chrome pode ser acessado!

Como desbloquear os celulares bloqueados?

“Em caso de inadimplência, seu aparelho fica com acesso apenas a ligações de emergência. Após a efetivação do pagamento da fatura em aberto, o celular é desbloqueado automaticamente”, afirma a Serasa em seu site oficial. Uma ação aberta pelo MPDF tem o objetivo de analisar se esse bloqueio é autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações, e se fere as leis do Código de Defesa do Consumidor ou da Lei Geral de Proteção de Dados.

Serasa está bloqueando celular de devedores – Prática é legal?

Segundo a análise do MP, a ação da Serasa em março de 2022 pode ser ilegal. O bloqueio à distância de celulares apresentados como garantia impede que os devedores utilizem os aparelhos, o que pode causar grandes problemas para os donos dos smartphones. E por isso, a decisão da empresa tem a possibilidade de ser considerada ilegal de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e do Código de Defesa do Consumidor.

Tanto a Serasa quanto a SuperSim terão que responder judicialmente sobre a operação e sobre o bloqueio dos celulares de clientes devedores. Em uma nota oficial, a Serasa tentou se afastar da polêmica, afirmando que “não é a responsável pela concessão de crédito, tampouco pela operação de aplicativos de outras empresas que eventualmente realizam bloqueio de celulares”. A SuperSim, por sua vez, disse apenas que “atua em conformidade com os parâmetros legais”.

Veja também:  15 objetos antigos que você pode ter em casa e valem uma fortuna; confira a lista e surpreenda-se!