Serasa emite COMUNICADO preocupante sobre o PIX: veja como se proteger enquanto ainda tem tempo

Serasa emite comunicado sobre golpe aplicado em clientes utilizando transações via PIX

A Serasa é uma empresa responsável por auxiliar milhares de consumidores a saírem do endividamento. A empresa também ajuda os consumidores a aumentarem o score de crédito possibilitando mais oportunidade de elevar o poder de compra dos brasileiros.

Mas o recado da empresa agora é um alerta para os cidadãos que utilizam PIX com frequência. O portal está disponibilizando informações importantes sobre novos golpes que estão envolvendo essa modalidade, confira!

Serasa emite COMUNICADO preocupante sobre o PIX: veja como se proteger enquanto ainda tem tempo
Serasa emite comunicado importante sobre falso presente via PIX.Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Serasa alerta sobre golpe no PIX 

Informações expostas no portal oficial da empresa alertam sobre golpe no PIX e que algumas pessoas foram vítimas e outras estão aterrorizadas com essa prática.

Por isso, o comunicado da Serasa tem sido fundamental para alertar milhares de cidadãos que utilizam o PIX com frequência para realizar pagamentos e transferências.

O golpe acontece da seguinte forma: os criminosos estão oferecendo um presente falso online, e os golpistas entram em contato com a vítima através de mensagens pelo WhatsApp ou nas redes sociais.

Dessa forma, ele comunica que o cidadão ganhou um presente e para que esse presente seja recebido, a vítima deve pagar uma taxa de entrega. Então, os criminosos exigem o pagamento de uma taxa de entrega para prosseguir com o procedimento de recebimento do item.

O tipo de pagamento solicitado pelos criminosos é via PIX ou por meio de link de pagamento. Após receber o pagamento, o golpista imediatamente bloqueia o contato e desaparece.

Portanto, se você receber alguma mensagem desse tipo, desconfie e não realize nenhum pagamento por PIX, como também, não clique em nenhum link enviado por desconhecidos, porque certamente trata-se de um golpe.

Veja também: PIX: novo golpe envolvendo as transferências instantâneas ASSUSTA os brasileiros

Golpe do presente falso na hora da entrega

Agora que você já sabe do comunicado da Serasa sobre como os criminosos entram em contato com as vítimas, ainda existe a entrega falsa do presente físico. 

Depois de falar com a vítima, o golpista combina a entrega e se aproxima da mesma como se fosse um entregador de encomendas. Essa tática é mais utilizada no período de datas comemorativas como aniversários, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais e etc. 

Ao acionar a vítima por meio da portaria ou pelo porteiro eletrônico da residência, o entregador avisa sobre a chegada da entrega do presente físico.

Então, a vítima responde ao chamado e é comunicada sobre a taxa para liberar o presente. O golpista solicita o pagamento do valor da entrega para a obtenção do presente, mas isso é apenas um pretexto para realizar uma cobrança indevida. 

O valor da taxa costuma ser baixo, mas a máquina de pagamento não cobra o valor verbalizado pelo entregador, sendo que o valor do pagamento é bem maior do que o informado. Sendo assim, quem cai nesse golpe o dano financeiro acaba sendo bem maior. 

Quando a vítima realiza a transação via PIX por meio de um QR Code para pagar a suposta entrega, o entregador vai embora rapidamente sem nada entregar. Só depois disso, é que a vítima percebe que foi cobrada indevidamente com um valor muito superior.

Saiba mais: 10 dicas e orientações para PROTEGER-SE dos novos GOLPES do Pix; muitos são desconhecidos!