Será que posso começar a investir pouco dinheiro? Confira 4 investimentos seguros para multiplicar sua renda!

Ótimas dicas para entender mais do mercado de finanças

“Dinheiro na mão é vendaval”, já dizia Paulinho da Viola. E o poeta do samba tinha toda razão. Hoje em dia, com tantas responsabilidades, as pessoas não sabem o que fazer com aquele dinheirinho que sobra. Acabam o deixando parado na conta rendendo quase nada. Por isso, vamos lhe dar quatro dicas de investimentos seguros afim de evitar os riscos do mercado financeiro. Saiba mais abaixo.

Será que posso começar a investir pouco dinheiro?
Confira 4 investimentos seguros para quem tem pouco dinheiro – Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

1 – Contas digitais remuneradas

Você sabia que mesmo com pouco dinheiro você pode investir e garantir bons retornos com riscos baixíssimos? Pois é! E uma das melhores formas de investimentos é sãos os bancos digitais como NuBank, PagBank, PicPay, Inter entre diversos outros. Eles possuem 100% de Certificados de Depósito Interbancário, os chamados CDI.  Isso significa que possuem alta liquidez, ou seja, você pode movimentar valores de forma muito rápida e prática e por conta disso, torna-se altamente recomendável. Pode-se investir desde dez reais até o que seu orçamento lhe permitir. Por render 100% do CDI, o dinheiro investido numa conta digital rende muito mais que a poupança.

Veja também: Quanto rende R$ 1.000 no Nubank com nova taxa básica de juros? Brasileiros estão começando a investir!

2 – Tesouro Selic

Tesouro direto corresponde a uma forma de investimento onde você empresta dinheiro ao governo que irá lhe devolver este dinheiro com juros. Acaba sendo o mais indicado para reservas de emergências pois remunera diariamente – somente em dias úteis – de acordo com a taxa selic, o principal instrumento de política de juros utilizado pelo Banco Central para controle da inflação. Atualmente, está 10,75% ao ano.  E o mais importante: o tesouro selic é o único onde se pode retirar o investimento antes do vencimento sem perder dinheiro.

3 – Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA, sigla para Índice de Preços no Consumidor é recomendado para pessoas com vontade de investir a longo prazo. Como não é possível retirar o investimento antes do vencimento, torna-se a melhor opção para quem tem projetos futuros como uma viagem, comprar um imóvel ou até aposentadoria.

4 – CDB Prefixado

Certificados de Depósito Bancário ou CDBs agem parecido com os títulos do Tesouro mas ao invés de emprestar dinheiro para o governo, se faz para os bancos com a mesma lógica: se “empresta” dinheiro para as instituições – que oferecem em troca os juros como remuneração – para financiarem suas atividades de crédito. Ou seja, empréstimos para outras pessoas. E os CDBs Prefixados pagam muito bem, chegando várias vezes ao triplo dos rendimentos da poupança. O único porém é que esse investimento só podem ser feito em corretoras financeiras. Vale lembrar que os CDBs possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito que significa que mesmo que o banco entre em processo de falência ou concordata, ele paga valores de até 250 mil por CPF ou por instituição financeira.

Veja também: Empresa brasileira XP Investimentos: Nova oportunidade para ganhar R$ 200 respondendo pesquisa de opinião