Senhora Garcia não herda órfãos de Força de Mulher e é superada por Caverna
Apesar das expectativas do SBT para que a nova novela “As Filhas da Senhora Garcia” conseguisse atrair o público que costumava assistir “Força de Mulher”, a estreia deixou a desejar. “Força de Mulher”, uma produção da Record que foi muito bem-sucedida, encerrou sua exibição na última sexta-feira (4). Contudo, a nova trama mexicana não conseguiu conquistar a audiência esperada.
De acordo com dados preliminares, a novela “As Filhas da Senhora Garcia” registrou apenas 3,1 pontos de audiência na Grande São Paulo. Para efeito de comparação, nos últimos quatro episódios exibidos às segundas-feiras, a reprise de “A Caverna Encantada” havia alcançado uma média de 3,3 pontos. É importante mencionar que, desde o dia 26 de maio, a exibição noturna da “Caverna Encantada” era uma reprise, pois os capítulos inéditos passaram a ser transmitidos no início da tarde. Isso indica que a nova novela não só teve dificuldade em atrair novos espectadores, mas também afastou aqueles que assistiam à reprise da série infantil.
No mesmo horário, das 20h45 às 21h42, a Globo se destacou, atingindo 25,2 pontos com a combinação do “Jornal Nacional” e o relançamento de “Vale Tudo”, série que voltou com novos episódios e uma campanha de divulgação. A Record, por sua vez, ocupou a vice-liderança com 7,1 pontos, exibindo seu noticiário e parte da estreia de “Paulo, o Apóstolo”. Em nenhum momento, a novela do SBT conseguiu se aproximar das audiências da concorrência.
A estratégia do SBT em estrear “As Filhas da Senhora Garcia” logo após o término de um folhetim popular parece não ter dado certo. Isso se deve especialmente ao fato de que a trama mexicana começou a ser exibida enquanto a Record estava apresentando seu consolidado “Jornal da Record”, que atraiu um número expressivo de telespectadores. Durante o confronto entre os dois, a Record fez 8,2 pontos, em contraste com os 3,3 da nova novela do SBT.
Muitos dos telespectadores que costumavam assistir “Força de Mulher” e que não interessavam a “Paulo, o Apóstolo” acabaram optando por ver os dramas da Globo, em vez de arriscar assistir à novidade do SBT.
Os números apresentados são preliminares e podem ser alterados. Os dados consolidados deverão ser divulgados na hora do almoço na terça-feira (8).