Milhares de segurados do INSS estão tendo o cadastro REVISADO; pagamentos podem ser congelados?

45 mil segurados terão o seu cadastro revisado. Entenda!

Se você é segurado INSS e ainda se sente perdido em relação às notícias sobre a revisão de cadastros, fique atento! Pente-fino irá atingir 45 mil beneficiários. Entenda a ação e veja qual categoria será reavaliada.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, recentemente, uma nota importante! Responsável por receber as contribuições de seus segurados para a manutenção da previdência, a autarquia irá reavaliar o cadastro das pessoas inseridas no Programa de Reabilitação Profissional. Dessa forma, serão analisadas a permanência, ou não, da incapacidade dos segurados dessa categoria.

Milhares de segurados do INSS estão tendo o cadastro REVISADO; pagamentos podem ser congelados
Revisão do benefício? Entenda o que pode acontecer. / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia1 / pronatec.pro.br.

Reabilitação Profissional

O Programa de Reabilitação Profissional (RP) é uma medida assistencialista aos segurados do INSS que visa proporcionar os meios indicados para o reingresso ao trabalho aos beneficiários incapacitados parcial ou totalmente para suas atividades.

Nesse sentido, o programa encaminha os segurados para a perícia médica, afim de avaliar sua condição e se estão aptos para receber o benefício por incapacidade.

São dois os benefícios que atuam nesse sentido: o Auxílio-Doença e a Aposentadoria por invalidez. Assim sendo, o primeiro é destinado ao segurado que comprove estar temporariamente incapaz para o trabalho em razão de doença ou acidente. A fim de solicitar o benefício, o trabalhador deve acessar o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login), fornecer as informações necessárias e agendar perícia.

Desse modo, o segurado deve ir ao exame e, depois, acompanhar o andamento do processo e aguardar o resultado pelo mesmo site. Igualmente, a solicitação da aposentadoria por invalidez segue o mesmo caminho.

Além de encaminhar o trabalhador incapacitado ao recebimento do benefício, há outras medidas relativas ao programa. Ao mesmo tempo que realiza-se as avaliações do potencial laborativos, há também formas de orientação e acompanhamento do programa profissional e articulação com a comunidade. O RP também se encarrega de desenvolver pesquisas de fixação no mercado de trabalho.

Veja também: INSS vai MUDAR em 2023? Saiba quais as alterações nos benefícios

Como o pente-fino irá funcionar?

Nesse sentido, a autarquia irá revisar e reavaliar os processos que concedem os benefícios aos trabalhadores que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. No início desse mês, o governo publicou uma nota que determina a reavaliação desses dois benefícios.

Com o intuito de passar um pente-fino nesses processos, o INSS irá convocar cerca de 45 mil segurados. Nesse sentido, a ação vai chamar para a revisão todos os segurados que não realizam perícia médica há mais de 365 dias.

Dessa forma, os segurados que estão com o documento DCI (Data de Comprovação da Incapacidade) vencido há mais de um ano, irão regularizar suas situações.

Atenção! Atualize seus dados pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS para que você não corra o risco de perder seu benefício.

O INSS convocará os beneficiários para a atualização dos resultados da perícia médica em um prazo de 180 dias a contar a publicação da Portaria, que já data o dia 1º de novembro. Ou seja, a convocação para a reavaliação acontecerá entre novembro e abril de 2023.

Veja também: Pagamento “EXTRA” do INSS em novembro; veja se você recebe