URGENTE: milhares de segurados do INSS terão direito a valor extra

O Brasil possui hoje em dia, mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros que recebem algum benefício por meio do INSS. Confira quais beneficiários devem receber valor bônus esse mês.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o maior órgão previdenciário que existe no nosso país. Por meio do INSS, cerca de 29 milhões de cidadãos brasileiros recebem mensalmente algum tipo de benefício financeiro. Todos esses, claro, tem relação com as vidas trabalhistas desses cidadãos. Por meio do INSS, é possível receber auxílios que são pontuais à realidade dos segurados, como pagamentos que mantém os trabalhadores enquanto eles devem se afastar do trabalho.

Dessa quantia de beneficiários, por volta de 19 milhões de pessoas recebem de maneira fixa, os auxílios mensais como pensões e aposentadorias. E para 2023, esses beneficiários devem receber uma excelente notícia.

Veja quem rexebe! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS atrasa pagamentos dos segurados?

Não resta nenhum tipo de dúvida sobre a respeitabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social, como um órgão da previdência brasileira. Entretanto, como tantas outras instâncias do nosso país, o INSS está bem longe de estar isento de qualquer tipo de falhas. Na teoria, claro, os pagamentos que o órgão realiza eram para acontecer de maneira regular, sem faltas ou atrasos. Afinal de contas, dezenas de milhões de cidadãos brasileiros necessitam dessas quantias para sobreviverem e manterem suas vidas com dignidade.

Porém, como você já deve imaginar esse infelizmente não é o caso. Quando esse tipo de ocorrência acontece, não é incomum que beneficiários deste órgão previdenciário entrem com recursos na Justiça contra o próprio INSS. Apenas no fim do ano passado, a Justiça brasileira teve que liberar mais de R$1 bilhão para efetuar pagamentos atrasados dos beneficiários que entraram com recurso.

Mas, vale ainda notar que nem todo atraso em pagamento do INSS significa necessariamente um coisa ruim. Mas, calma! Embora essa afirmação possa parecer confusa de início, nós vamos explicar como isso funciona exatamente. Quando um cidadão brasileiro realiza o pedido para receber um benefício por meio do INSS, esse pagamento não é concedido de maneira imediata. Dessa forma então, quando finalmente o cidadão consegue a autorização dos benefícios, ele tem direito aos pagamentos e valores que foram atrasados.

Veja também: 3 situações que podem CORTAR o seu auxílio-doença do INSS: cuidado!

Veja quem deve receber valores e quando isso acontece

Como já mencionamos anteriormente, os pagamentos de benefícios do órgão previdenciário não acontecem de maneira automática. Sendo assim, é necessário esperar que o Instituto Nacional do Seguro Social aprove o seu pedido e assim, comece a realizar os pagamentos de forma correta e regular.

Até que essa data chegue, a quantia que o novo beneficiário deveria estar recebendo, começa a acumular. E desse modo, quando finalmente os pagamentos se iniciam o beneficiário pode receber todos os valores atrasados. Felizmente para esse cidadão, os valores acumulados costumam ser de uma quantia bastante atraente. Novos aposentados, pensionistas e demais segurados todos tem direito a esses pagamentos.

Além dos valores acumulados, acontecem esse ano os pagamentos de beneficiários que recorreram à Justiça para receberem os seus benefícios. Como mencionamos anteriormente, mais de R$1,6 bilhões devem ser pagos para estas pessoas. Para quem aguarda ansiosamente pelas parcelas, pagamentos de atrasados devem ter o seu início ainda nesse mês de março. Tem direito a receber, quem obteve parecer positivo da Justiça e cujos valores não ultrapassem 60 salários mínimos.

Veja também: Revisão da vida toda: qual é o prazo para solicitar a análise para o INSS