Segunda temporada da Escola Regional do Café é anunciada
Escola Regional do Café Forma Jovens Produtores em El Líbano
Em 2024, mais de mil jovens foram capacitados em técnicas práticas sobre café de especialidade na Escola Regional do Café, localizada no município de El Líbano, no estado de Tolima. Para 2025, a expectativa é formar mais mil novos produtores rurais. O governo de Tolima investe mais de R$ 3,85 milhões para dar continuidade a esse projeto educacional.
Em Ibagué, no dia 29 de julho de 2025, a governadora do Tolima, Adriana Magali Matiz, anunciou o início da segunda temporada da Escola, após o sucesso do primeiro ano. A confirmação foi feita durante o lançamento da III Feira Internacional de Café, chamada "Tolima Corazón Cafetero de Colombia". A governadora destacou a importância da Escola ao afirmar: "El Líbano é um lugar de literatura e história, e agora se torna um centro de transformação agrícola. No ano passado, mais de mil jovens se formaram aqui e, neste ano, outros mil terão a mesma oportunidade. A Escola é um espaço de renovação, que representa os sonhos dos jovens que trabalham com o café."
Adriana também enfatizou o papel da Escola como um símbolo das tradições familiares na produção de café. "Aqui, bisavós, avós, pais e filhos se reúnem em torno do café, misturando tradições com modernidade e inovação", acrescentou.
Fernando Borja Sánchez, secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Tolima, ressaltou a participação ativa dos jovens nas aulas. "Os alunos estão muito entusiasmados, aprendendo sobre boas práticas e experimentação de sabor no café", disse o secretário.
Além disso, a governadora destacou os investimentos significativos que seu governo tem feito no setor cafeeiro. "No primeiro trimestre de 2025, esse setor cresceu 31%, mostrando-se um dos que mais impulsionam a economia do país. Durante nossa administração, conseguimos investir mais de R$ 74 milhões no setor", afirmou Matiz.
Com esses esforços, a Escola Regional do Café se posiciona como uma importante alternativa para o desenvolvimento sustentável da produção de café na região, preparando uma nova geração de produtores para os desafios do mercado.