Você sabia que se o WhatsApp cair, você pode ser indenizado? Entenda a situação!

Confira mais informações sobre o caso do WhatsApp na matéria; veja mais.

Se você parar para pensar por alguns minutos, consegue estipular quantas pessoas a sua volta utilizam o WhatsApp? Difícil contar, pois uma extensa parte da população utiliza o aplicativo como principal meio de comunicação nos dias de hoje. 

Por esse motivo, quando o mesmo fica fora do ar pode se tornar um transtorno bem grande. Além de deixar algumas pessoas sem conseguir conversar umas com as outras, pode interferir e prejudicar algumas pequenas empresas. Porém, pode ser que o caso seja de indenização. 

Você sabia que se o WhatsApp cair, você pode ser indenizado? Entenda a situação!
Saiba mais detalhes sobre da indenização do WhatsApp / Imagem: Divulgação.

WhatsApp caiu, e agora?

Com o aumento de pessoas abrindo pequenos negócios como Microempreendedor Individual, ou seja, o MEI, a plataforma de mensagens acaba entrando como uma das formas de vender os produtos. Em alguns momentos, a mesma representa um meio de assistência ao cliente, ou mesmo, de venda. 

Entretanto, vale ressaltar que não só as pequenas e micro empresas utilizam o mesmo para trabalhar. Mesmo empresas que possuem grande nome no mercado passam pela situação de utilizar o mesmo como meio de comunicação com os clientes. 

Sendo assim, quando o aplicativo fica fora do ar, empresários podem acabar sendo prejudicados. Ou seja, perdendo vendas ou deixando de responder seus clientes no aplicativo. 

No ano de 2021, o WhatsApp ficou sem funcionar por um período maior de 6 horas no mês de outubro. Com isso, a comunicação foi extremamente afetada, levando cerca de 2 bilhões de usuários serem prejudicados. 

Ainda, é importante citar que o mesmo conta como um serviço presente no Código de Defesa do Consumidor. Dessa maneira, quando apresenta situações de falhas, é direito dos usuários pedir uma indenização do mesmo.

Veja também: Tutorial rápido para recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Ele pode indenizar?

A resposta para essa questão é sim! Entretanto, não é tão fácil como muitos podem imaginar. Para que o aplicativo seja “condenado” a pagar algum tipo de indenização para um  empresário, será necessário apresentar comprovantes que mostram os prejuízos. 

Dessa forma, quem utiliza o aplicativo com fins comerciais ou profissionais deverá mostrar como que a queda o fez perder a venda de produtos ou serviços, ou prejudicou, de alguma forma, seu trabalho. 

Logo, caso o prejuízo seja comprovado, a empresa responsável pelo aplicativo pode receber uma multa e ser obrigada a arcar com os valores sobre danos morais e materiais. Assim, o trabalhador poderá contar com um ressarcimento.

Segundo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, na situação em que o empreendedor perde uma prestação de serviço, a reparação do meio é feita através de indenização, ou ainda, de compensação proporcional. Contudo, para isso é necessário considerar o tamanho da gravidade. 

Por fim, em situações de danos morais, os valores a serem pagos serão acordados pelo juiz. Isso porque o pagamento pode ser equivalente ao tamanho da repercussão do dano, por exemplo. 

Veja também: Novo recurso do WhatsApp: Áudios poderão ser escutados apenas uma vez?