Se bloquear meu benefício para empréstimo, AINDA preciso pagar os consignados feitos ANTES?
Quem tem consignados contratados deve ficar de olho nas suas obrigações através do app oficial do INSS ou do seu banco.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente da aposentadoria ou pensão, facilitando o pagamento para o beneficiário e reduzindo os riscos para os bancos.
Apesar da facilidade, muitos beneficiários do INSS buscam bloquear essa opção para evitar novos empréstimos indesejados, inclusive os não autorizados, ou proteger seu benefício.
Da mesma forma, uma dúvida comum é se, ao bloquear o benefício para novos consignados, os empréstimos já contratados continuam a ser cobrados.
Por que é importante bloquear o benefício para empréstimo?
O bloqueio do benefício para a contratação de novos empréstimos consignados é uma medida preventiva, na verdade. Ele existe para evitar contratações indevidas ou até mesmo fraudulentas em nome do pensionista ou aposentado.
Muitas vezes, beneficiários do INSS se veem pressionados por ofertas de crédito, com propagandas que parecem uma boa escolha, mas acabam resultando em um comprometimento maior do que suas finanças podem suportar.
Por isso, bloquear o benefício evita que o aposentado ou pensionista contraia mais dívidas de forma inadvertida. Além disso, a vulnerabilidade de muitos beneficiários a golpes financeiros é algo que cresce todo dia.
O bloqueio, então, permite que o aposentado ou pensionista tenha mais tempo e segurança ao decidir sobre o uso de seu benefício.
Por fim, bloquear o benefício ajuda a evitar o acúmulo de dívidas, preservando a renda do aposentado para outras necessidades essenciais.
Se eu bloquear meu benefício, ainda tenho que pagar os consignados que contratei antes?
Sim, mesmo que o beneficiário opte por bloquear seu benefício para novos empréstimos, ele ainda terá que pagar os consignados que foram contratados antes do bloqueio.
Isso ocorre porque o bloqueio é preventivo, ou seja, ele impede a contratação de novos créditos, mas não cancela os acordos que já foram firmados.
Ou seja, os descontos referentes aos empréstimos feitos continuarão sendo aplicados diretamente no benefício até que todas as parcelas sejam quitadas.
O objetivo do bloqueio não é se livrar das dívidas já assumidas, mas evitar a contratação de novos empréstimos que possam piorar a situação financeira do beneficiário.
Como bloquear o benefício do INSS para empréstimo?
O processo de bloqueio do benefício para novos empréstimos consignados pode ser feito em casa, bem rápido com apenas alguns toques. Veja como bloquear o seu:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” com seu login e senha.
- No menu principal, selecione a opção “Bloquear Benefício para Empréstimo”.
- Leia as instruções sobre o bloqueio e suas implicações, certificando-se de que está ciente do processo.
- Confirme a solicitação de bloqueio clicando no botão “Solicitar Bloqueio”.
- Aguarde a confirmação do bloqueio, que pode ser acompanhada diretamente no aplicativo ou site.
Após seguir esses passos, o benefício estará bloqueado para a contratação de novos empréstimos consignados.
Caso o beneficiário decida no futuro desbloquear o benefício, é possível realizar o procedimento inverso diretamente pelo “Meu INSS”, utilizando a opção “Desbloquear Benefício para Empréstimo”.