Scarlett Johansson se torna a atriz de maior bilheteira com Jurassic World

Scarlett Johansson se tornou a atriz com a maior bilheteira global na história do cinema, antes de ajustes por inflação, superando outros astros da Marvel, como Samuel L. Jackson e Robert Downey Jr. Essa conquista se deu com o lançamento do filme “Jurassic World: Rebirth”, no qual Johansson interpreta a ex-operadora militar Zora Bennett.

No novo longa-metragem da franquia de dinossauros, a personagem de Johansson embarca em uma missão em uma das poucas ilhas restantes onde dinossauros ainda vivem, em continua conexão com os eventos da trilogia “Jurassic World”. Após apenas seis dias em exibição nos cinemas de todo o mundo, o filme arrecadou impressionantes 318 milhões de dólares.

Com esse sucesso, o total de arrecadação em bilheteiras da carreira de Johansson, em filmes onde desempenha papéis principais ou de destaque, chega a 14,8 bilhões de dólares. Desse montante, mais de 8,7 bilhões vieram das quatro produções da série “Vingadores” e do filme “Capitão América: Guerra Civil”, onde interpretou a famosa personagem Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra.

Outros filmes que contribuíram para esse total incluem a sua estreia no MCU, “Homem de Ferro 2”, e as duas animações “Sing”, onde ela emprestou a voz à porquinho amante de rock chamada Ash.

Na lista dos cinco atores principais com as maiores bilheteiras, apenas Tom Hanks não participou de produções da Marvel. Os outros quatro são Robert Downey Jr. (Tony Stark/Iron Man), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Chris Pratt (Peter Quill/Star-Lord). Antes de Johansson, Jackson era o detentor do recorde, com 14,6 bilhões de dólares, que inclui os dois filmes da Pixar, “Os Incríveis”, em que sua participação também é contabilizada.

Robert Downey Jr., considerado um dos pilares do MCU, acumula 14,2 bilhões de dólares em papéis principais, sendo que aproximadamente 11,8 bilhões vêm dos nove filmes da Marvel em que atuou. Vale destacar que sua participação premiada no filme “Oppenheimer” não está incluída nesse cálculo.

A disputa pelo título de maior bilheteira pode se intensificar em dezembro de 2026, com o lançamento de “Avengers: Doomsday”. Há a possibilidade de que a franquia utilize artifícios narrativos, como viagens multiversais, que poderiam trazer de volta a personagem de Johansson, apesar de ela ter afirmado várias vezes que sua participação no MCU está concluída.