Saque EXTRA do FGTS poderá ser sacado em agosto; consulte sua situação

Até o mês que vem, brasileiros poderão ter acesso a um pagamento extra do FGTS. Confira!

Um dos benefícios mais conhecidos pelos trabalhadores brasileiros é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que possui diversas modalidades de saque. Entretanto, há um benefício extra atrelado a ele, que tem a ver com um valor acumulado durante o ano. Todos os trabalhadores em regime CLT devem recebê-lo em breve.

Para saber se você tem direito ao benefício, como ele funciona e de que forma ocorre a consulta, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todos os detalhes importantes.

Neste mês, milhares de brasileiros poderão ter acesso a um pagamento extra do FGTS. Entenda!
Neste mês, milhares de brasileiros poderão ter acesso a um pagamento extra do FGTS. Entenda! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o lucro do FGTS?

A princípio, é de conhecimento dos trabalhadores de carteira assinada que o FGTS é pago mensalmente em suas contas pelo empregador, que repassa 8% do salário total. Apesar disso, há outro pagamento importante que ocorre nas contas vinculadas ao fundo, que é o lucro dos períodos anteriores.

Em síntese, trata-se de um levantamento anual realizado pela equipe econômica do governo, que investiga quais foram os gastos e investimentos realizados através do fundo no ano anterior. Nesse sentido, no final do cálculo, caso haja algum lucro, esse valor é dividido entre os brasileiros que possuem conta no FGTS.

Até o dia 25 de julho, o Conselho Curador do FGTS deve decidir qual será o valor total a ser dividido entre os brasileiros de todo país, relativo aos lucros de 2022. O pagamento do saldo, por sua vez, deve ocorrer até o dia 31 de agosto, ainda neste ano.

Segundo estimativas, o lucro do ano anterior equivale a cerca de R$ 12,8 bilhões. Dessa forma, a expectativa é de que pelo menos 99% desse valor, o equivalente a R$ 12,7 bilhões, deve ser distribuído entre os brasileiros que possuíam saldo em suas contas do fundo até o dia 31 de dezembro do ano passado. A saber, as regras para ter acesso ao pagamento são:

  • Ter tido saldo até o dia 31 de dezembro, do ano de 2022;
  • Quem sacou depois dessa data também pode receber o saldo com base em quanto ainda tinha no fundo até 31 de dezembro;
  • Aqueles que sacaram os valores antes da data em questão, em qualquer dia do ano anterior, não vai ter direito ao pagamento.

Veja também: Conheça a data EXATA do pagamento do FGTS: você pode estar na lista de pagamentos!

Como posso consultar o pagamento?

Por fim, não é necessário fazer qualquer tipo de procedimento para receber o pagamento do lucro, visto que ele cai direto nas contas do fundo. Para verificar, na data, se o dinheiro caiu na sua conta, basta fazer o seguinte:

  • Baixe e crie uma conta ou acesse a conta já existente no app do FGTS (Android: https://bityli.com/InMQC ou iOS: https://bityli.com/giWTE);
  • Outra forma de consulta é através do site da Caixa Econômica (https://bityli.com/OVYCY3);
  • Contudo, caso você não consiga realizar a consulta pela internet, outra possibilidade é comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa para solicitar o extrato.

Lembrando que o banco já envia o extrato a cada dois meses para a casa dos trabalhadores que deixam seu endereço registrado.

Veja também: Conta digital possibilita que brasileiros ANTECIPEM o saque do FGTS; saiba como