Saque do FGTS pode ser solicitado através da internet? Confira!

Alguns trabalhadores podem solicitar o resgate do Fundo de Garantia por Calamidade Pública. Veja quem tem direito

O saque do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) é destinado aos trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). De acordo com a legislação do país, os empregadores devem depositar 8% dos salários dos colabores no Fundo de Garantia todos os meses. Dessa forma, caso ocorra algo, ele poderá contar com algum dinheiro. 

De modo geral, o saque do FGTS pode ser solicitado quando a pessoa é demitida sem justa causa, por exemplo. Nesta situação, ela recebe o valor integral do Fundo de Garantia e uma multa de 40%, paga pelo empregador. Também existe o saque calamidade. Como o nome já diz, essa modalidade pode ser solicitada quando ocorre um desastre natural. 

Diante disso, muitas pessoas ficam na dúvida de como podem solicitar o saque do FGTS por calamidade pública. Continue lendo esta matéria para saber como pedir o resgate online. 

fgts
Veja quem pode fazer o saque do FGTS – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque do FGTS por calamidade pública: como saber se posso solicitar? 

Antes de mais nada é importante deixar claro que o saque do FGTS por calamidade possui algumas regras diferentes. Como já dito antes, já estabelecido pela lei que trabalhadores que são demitidos sem justa causa, por exemplo, podem sacar o valor integral do fundo. A regra vale independentemente da região em que a pessoa mora. 

Por outro lado, o saque por calamidade pública é válido, apenas, para algumas cidades. O processo de liberação ocorre depois que o município passa por um desastre natural, como chuvas, enchentes, alagamentos e vendavais. Mas, para que os trabalhadores possam solicitar o resgate, não basta ter o desastre natural na cidade.

Em primeiro lugar, o prefeito ou governador do estado, devem declarar estado de calamidade pública. A declaração deve ocorrer no prazo de 30 dias, após o primeiro dia que aconteceu o desastre. Assim, a prefeitura ou governo estadual devem acionar a Defesa Civil, que comunica o Governo Federal. 

Então, a Caixa Econômica Federal, que gerencia o Fundo de Garantia, libera o saque do FGTS para os moradores da região. Atualmente, diversas cidades estão com o saque calamidade pública liberado. Para fazer a consulta, basta que a pessoa acesse o aplicativo da Caixa. 

Vale lembrar que existem algumas regras. Em primeiro lugar, o trabalhador precisa estar com saldo disponível. Além do mais, é necessário que ele não tenha efetuado o saque por calamidade pública durante os últimos 12 meses (um ano). Caso esteja disponível, poderá efetuar o resgate.

Veja também: Saque ESPECÍFICO de R$ 6,2 MIL: grupo de brasileiros já pode sacar através da Caixa

Veja como consultar e efetuar o saque 

O primeiro passo para resgatar o saque do FGTS, é acessar o aplicativo da plataforma. A ferramenta pode ser acessada nas principais lojas virtuais dos smartphones. Ou seja, o trabalhador que possui iPhone (com sistema IOS), pode encontrar na Apple Store. Ao passo que o trabalhador de Android, pode encontrar o app do FGTS na Google Play Store. 

Em seguida, basta acessar a aba ‘Meus Saques’. Depois, ‘Outras opções de saques’. Depois, insira o seu município no campo indicado para saber se houve a liberação. 

Veja também: Como saber se eu tenho DIREITO ao SAQUE do FGTS? Confira!