PIS/Pasep pode pagar até R$ 3.000 e tem prazo limite para SACAR: saiba mais

Cotas de abono salarial para trabalhadores CLT prometem pagar até 3 mil reais aos profissionais brasileiros; confira os prazos

Diferentemente do abono salarial que libera até um salário mínimo por trabalhador, as cotas do programa PIS Pasep são diferentes. Isso porque elas podem conceder praticamente o dobro desse valor. Para isso, entretanto, é necessário cumprir com os critérios e ir até o banco que fica responsável pela liberação até o mês seguinte. Do contrário, estes profissionais perderão o direito ao benefício.

As cotas do programa funcionam quase como um dinheiro esquecido pelo profissional. Há, portanto, ao menos 10 milhões e meio de reais de pessoas com direito aos valores, mas que ainda não foram ao banco para sacar o dinheiro. Segundo a Caixa, cerca de 25 bilhões de reais estão parados no banco.

PIS/Pasep pode pagar até R$ 3.000 e tem prazo limite para SACAR: saiba mais
Saque de cotas do PIS/Pasep! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cotas do PIS/Pasep

Desde o ano de 2020, qualquer cidadão que cumpre com os critérios de acesso às cotas pode recebê-las. Isso vale, inclusive, para os dependentes ou quem é herdeiro de profissionais falecidos, mas com conta aberta. Em casos assim, o processo é um pouco mais demorado, pois será preciso a comprovação documentada do vínculo com o falecido.

Antes do ano de 2020, o acesso às cotas do programa se limitava a quem alcançasse os 70 anos de idade ou recebesse aposentadoria. No entanto, através de um decreto no mesmo ano, o fundo que continha todo saldo acabou e os valores passaram a ter vínculo com o FGTS. O saque, ademais, acontece pelo aplicativo do FGTS atualmente.

Saiba mais: RETIRADA DUPLA do FGTS? Saiba quem pode contar com o novo saque do Fundo

Quem recebe?

Diferentemente do abono que libera valores anuais, o saque das cotas acontece só uma vez. Quem possui o direito ao recebimento pode acessar o benefício e deixar sua conta zerada. Com isso, o acesso fica liberado para:

  • trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988;
  • quem trabalha em iniciativa pública ou privada; e
  • profissionais que nunca receberam as cotas.

Dessa forma, a requisição do saque das cotas do programa PIS/Pasep ocorre pelo aplicativo do FGTS, mas o cidadão ainda consegue selecionar a opção de resgatar os valores presencialmente. Entretanto, o primeiro passo é online, sendo da seguinte maneira:

em primeiro lugar, basta acessar o aplicativo do Fundo de Garantia e realizar login. Logo depois, é só selecionar a mensagem que diz ‘Você possui saque disponível’ e escolher a opção de ‘Solicitar o saque do PIS/Pasep’. Por fim, os trabalhadores precisam apenas informar se desejam receber o dinheiro pessoalmente ou se querem cadastrar uma conta pessoal para que o depósito aconteça.

Veja também: Trabalhadores que foram DEMITIDOS também podem sacar o FGTS?

Conclusão

Dito isso, vemos que o programa do PIS/Pasep é um abono salarial que paga anualmente os trabalhadores CLT que têm direito aos valores. No entanto, o benefício não se limita a isso, já que as cotas do programa funcionam como uma espécie de dinheiro esquecido pelos profissionais.

Assim, os trabalhadores que atuaram ou atuam de carteira assinada precisam atender a alguns critérios antes de solicitar o saque. Ademais, como vimos, tudo pode ser feito pelo app do FGTS, que é muito simples e prático.

Saiba mais: Ainda não recebeu o PIS/Pasep? Entenda qual PROBLEMA pode ter acontecido