Mães menores de idade também têm direito ao salário-maternidade?
Saiba se mães menores de idade também podem acessar o salário-maternidade, principal benefício para quem acabou de dar à luz
O salário-maternidade é um benefício fundamental para oferecer suporte às mães durante o período de licença após o nascimento do bebê.
Contudo, surgem dúvidas sobre a concessão desse direito para mães que são menores de idade. O questionamento é comum, especialmente entre adolescentes que enfrentam essa nova fase da vida.
A legislação brasileira traz critérios específicos para a concessão do salário-maternidade, mas será que a idade da mãe interfere nesse direito?
Novas regras beneficiam “mães de primeira viagem”
Uma nova portaria da Diretoria de Benefícios do INSS trouxe um avanço significativo para as seguradas menores de 16 anos, garantindo que elas tenham direito ao salário-maternidade.
A mudança é um reconhecimento das diferentes realidades enfrentadas por jovens mães, especialmente aquelas que trabalham como aprendizes ou em atividades rurais. Para acessar o benefício, é necessário atender a uma série de critérios que visam assegurar que o auxílio chegue a quem realmente precisa.
Apesar de a legislação brasileira permitir o trabalho formal apenas a partir dos 16 anos, a portaria reconhece que muitos jovens já contribuem para o INSS em diferentes funções.
Advogados previdenciários explicam que o benefício se aplica a categorias específicas, como menores aprendizes e trabalhadoras rurais.
Para as trabalhadoras rurais, que formam o maior grupo de seguradas menores de idade, o vínculo de trabalho pode ser comprovado por meio de documentos dos pais. Muitas vezes, essas jovens não possuem documentação própria que comprove sua atividade laboral.
Saiba mais: A empresa tem OBRIGAÇÃO de aumentar meu salário depois de muito tempo trabalhando nela? Entenda!
Documentos necessários para receber salário-maternidade
Portanto, a utilização de contratos de comodato ou registros de atividades agrícolas dos pais se torna uma alternativa viável para comprovar essa relação de trabalho, facilitando o acesso ao benefício.
O prazo para solicitar o salário-maternidade é de até cinco anos a partir do nascimento da criança. Por exemplo, uma adolescente que deu à luz aos 14 anos pode requerer o benefício até os 19, desde que cumpra a carência do INSS.
Isso é importante, pois permite que as jovens mães, que podem estar em situações financeiras complicadas, tenham um tempo razoável para fazer a solicitação sem pressa e não percam o direito ao benefício.
O valor do salário-maternidade é padronizado, independentemente da categoria da segurada. Ele corresponde a quatro salários mínimos ao longo de 120 dias de afastamento do trabalho.
Essa quantia é fundamental para ajudar as jovens mães a suportar as despesas durante o início da vida de seus filhos. Mesmo em casos onde a mãe não está formalmente inscrita no Cadastro Único, existe a possibilidade de recorrer à Justiça para ter acesso ao benefício.
Veja também: Mamãe, saiba COMO dar entrada no salário-maternidade: documentos, processo e MAIS