Do que se trata o salário em DOBRO para segurados e beneficiários do INSS? Saiba mais!

INSS pode ter salário em dobro no começo do ano para segurados.

O INSS é o responsável por realizar diversos pagamentos para a população. Dentre os principais estão as aposentadorias e também pensões. Porém, existem mais pessoas que podem ser beneficiadas por esse órgão. 

Agora, os segurados da autarquia estão bastante ansiosos para saber mais sobre um possível salário em dobro. A novidade está sendo prometida para o início do próximo ano. Entenda do que se trata. 

Do que se trata o salário em DOBRO para segurados e beneficiários do INSS? Saiba mais!
Saiba como funciona a novidade – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS terá salário maior?

Atualmente, está tramitando uma nova proposta na Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer um saque em dobro para as pessoas que recebem através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Essa nova medida poderá atender não só os aposentados e pensionistas do órgão mas também as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O Projeto de Lei 809/2022 é o documento que contém todas as informações sobre a novidade. O autor do texto, o Deputado delegado Antônio Furtado (União/RJ) criou o projeto com o objetivo de facilitar o início de ano dos beneficiários. 

Assim, a ideia é que durante o mês de janeiro, esse pessoal tenha acesso a duas parcelas do seu benefício de uma vez. Sendo assim, seria uma quantia referente ao próprio mês e outra em forma de adiantamento. 

De acordo com Antônio Furtado, o objetivo é aumentar a renda durante o começo do ano para que essas pessoas não fiquem endividadas. Ele ainda comenta que janeiro é um dos piores meses do ano, financeiramente falando. Nele há gastos como material escolar e matrícula das crianças, IPTU, IPVA e outras taxas necessárias. 

Saiba mais: É possível me APOSENTAR aos 40 ANOS? Saiba o que diz o INSS

Como funciona? 

Essa iniciativa busca integrar na novidade não só os segurados do INSS mas ainda os servidores militares, civis e federais. Além também, daqueles que participam de programas sociais. 

Basicamente, o “segundo salário” em janeiro seria uma espécie de adiantamento. Dessa maneira os valores seriam pagos durante os outros onze meses do ano. 

Sendo assim, a restituição deve ocorrer obrigatoriamente até o mês de dezembro como uma forma de empréstimo para aqueles que estiverem interessados. Porém, se houver o encerramento dos pagamentos antes que o valor seja quitado, deverá ocorrer encontro de contas (débito e crédito). 

As pessoas que recebem um salário mínimo pago pela Previdência Social poderão ter acesso a um pagamento de R$ 2.424, caso o projeto seja aprovado. Logo, a devolução ocorrerá através de onze parcelas de R$ 110. 

Novidade disponível em 2023?

Sabendo da novidade, muitas pessoas estão se questionando se será possível receber a quantia dupla na no mês de janeiro de 2023. Contudo, é necessário compreender alguns pontos antes. 

O projeto já recebeu aprovação na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), contudo, essa é apenas uma fase para a chegada da quantia. Neste momento, ele está esperando a designação do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). 

Caso seja aprovado, ele passa para votação na Câmara dos Deputados. Tendo resposta positiva, passará para a votação no Senado Federal. Se após todos esses passos ele continuar sem alterações no texto, é possível seguir para a mesa do presidente da república. Sendo assim, não é possível garantir que a novidade estará disponível em 2023. 

Veja também: Quais os benefícios do INSS garantem pagamento EXTRA?