SALÁRIO DOBRADO? Entenda a nova aposta do INSS para melhorar as condições de concessão dos benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu implementar pagamentos em dobro. Leia o texto abaixo para entender o porquê, e fique por dentro de todos os detalhes.

Hoje em dia, mais de 36 milhões de pessoas são seguradas pelo INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social é mais importante órgão previdenciário do nosso país, e se responsabiliza por realizar repasses financeiros de benefícios sociais para os trabalhadores e demais beneficiários do Brasil.

Recentemente, o INSS anunciou que iria adotar uma nova medida interna. Este medida tem como objetivo causar eventuais melhorias no atendimento e concessão de benefícios do órgão.

Se você não anda acompanhando as notícias, continue lendo a matéria e descubra que nova medida é esta. Ademais, de que forma os segurados do INSS podem ser afetados de fato.

Entenda essa novidade! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como posso receber um benefício pelo instituto?

Anterior ao lançamento do INSS, os trabalhadores do nosso país tinham muito mais dificuldade em terem suas necessidades sociais atendidas. Quando um trabalhador adoecia, por exemplo, conseguir uma licença e garantir pagamentos durante o afastamento era um processo bem mais difícil e cansativo. Sendo assim, em 1990 o Instituto Nacional do Seguro Social vem como uma forma de melhor atender a estas demandas.

Por meio do INSS é possível garantir os mais diversos benefícios. Como já indicamos anteriormente, através do INSS é possível receber auxílios financeiros em situações de afastamento das funções. Então, um segurado do órgão previdenciário tem direito a pagamentos como o Auxílio-Doença e o Salário Maternidade.

Além disso, segurados do INSS também podem garantir pensões. Desse modo, caso o segurado venha a falecer, sua família pode continuar tendo uma fonte de renda via pensão. Ademais, ainda contamos com as aposentadorias. Um dos benefícios mais famosos do órgão, a aposentadoria é paga quando um trabalhador já não precisa mais trabalhar.

Mas, tendo toda estas vantagens em mente, como é possível que um cidadão se torne segurado do INSS? Bem, isso só pode ser concluído caso a pessoa se torne um contribuinte. Para quem trabalha com a carteira assinada, estas contribuições são diretamente descontadas da folha de pagamento. Em outras situações, porém, é necessário emitir documentos específicos para efetuar os pagamentos. Mais informações estão disponíveis no Meu INSS (curtlink.com/VRlKn).

Veja também: Quem parou de CONTRIBUIR com o INSS pode voltar a pagar? O que é preciso fazer?

Entenda medida de salário em dobre do INSS

Quem já teve que lidar com o Instituto Nacional do Seguro Social, provavelmente já sabe que não é incomum que o órgão previdenciário apresente falhas. Nesse sentido, o INSS já é conhecido por atrasar pagamentos e gerar filas de espera gigantesca. Este tipo de ocorrência é prejudicial tanto para o segurado, que não pode contar com seus depósitos, quanto para o órgão, que pode acabar perdendo milhões em prejuízos por conta destes atrasos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, criticou veemente este tipo de demora dentro do INSS. Por isso, a instituição anunciou recentemente que iria bonificar os servidores do órgão que trabalharem para reduzir estes atrasos.

O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) foi oficialmente lançado na semana passado, por meio de uma Medida Provisória (MP). Para cada processo que um servidor conseguir concluir, ele receberá um bônus capaz de dobrar o valor do salário. Assim, o INSS espera que os mais 1,8 milhão de brasileiros nas filas dos benefícios possam receber atendimento mais rapidamente.

Veja também: Guia DEFINITIVO para emitir sua carteira do INSS pela internet